Guia da Semana

Oblivion estreiou nos cinemas brasileiros com Tom Cruise em um filme pós-apocalíptico, dessa vez, na pele de Jack Harper, um homem que trabalha na manutenção de equipamentos de segurança no ano de 2077. Pegando uma carona neste lançamento aproveitamos para selecionar alguns do principais filmes da carreira do ator.

+ Conheça os indicados ao Oscar 2013
+ Veja os favoritos ao Oscar 2013
+ Saiba quais são as estreias da semana

Entre Top Gun e Missão Impossível listamos abaixo os filmes que consagraram Tom Cruise como astro de Hollywood. Confira:

Negócio Arriscado (1983)

Primeiro filme marcante da carreira de Tom Cruise, em Negócio Arriscado ele vive um jovem que aproveita a viagem dos pais para chamar os amigos em casa, bater o porsche do pai, abrir um bordel em casa, enfim, arrumar altas confusões. Menção honrosa a clássica cena em que ele dança na sala de casa vestindo apenas camisa, cueca e meias.

Top Gun – Ases Indomáveis (1986)

Clássico dirigido por Tony Scott, Top Gun foi o filme que transformou Tom Cruise em astro do cinema. Na trama, ele interpreta um jovem piloto que ingressa na academia aérea norte-americana para se tornar piloto de caça. Além desse filme ter nivelado as bilheterias com Cruise bem por cima, ele também transformou a música Take My Breath Away, da banda de new wave Berlin, em clássico-chiclete.

Jerry Maguire – A Grande Virada (1997)

Na comédia dramática dirigida por Cameron Crowe, Tom Cruise vive o agente esportivo Jerry Maguire que está em crise na carreira e tem apenas um cliente, o jogador de futebol americano interpretado por Cuba Gooding Jr. O filme rendeu o Globo de Ouro a Cruise e uma indicação ao Oscar de melhor ator, mas quem levou o prêmio foi Gooding Jr, na categoria melhor ator coadjuvante.

Colateral (2004)

O grande vilão da carreira de Cruise, o assassino de aluguel Vicent usa o taxista vivido por Jamie Foxx para fugir da polícia. A direção é de Michael Mann, do filme Miami Vice, e traz Tom Cruise de cabelos e barba grisalhos no maior estilo mafioso misturando suspense e perseguição policial.

Missão impossível 4: Protocolo Fantasma (2011)

A franquia Missão Impossível já faturou mais de US$ 2 bilhões e é na pele do agente Ethan Hunt que Tom Cruise faz suas melhores performances em filmes de ação. É neste trabalho também que ele participa bastante dos bastidores assinando a produção dos filmes. Em Missão Impossível 4, a direção é de Brad Bird.

E você? Qual seu filme favorito com o astro de Holywood?

Por Mariana Morais

Atualizado em 12 Abr 2013.