Guia da Semana


Foto: Divulgação

Primeira foto oficial de Os Vingadores divulgada pela Marvel

Quando, em 1941, Stanley Martin Lieber assinou a primeira história do Capitão América como Stan Lee, para ter seu nome preservado para obras literárias e não ser associado a HQs, não poderia ter previsto que se tornaria publisher de quadrinhos como O Incrível Hulk, X-Men e Thor e que esse universo de heróis, ficção científica e romance conquistaria um público de todas as idades.

O mundo dos heróis da Marvel é amplo e começa em 1941, com o episódio de Stan Lee e Capitão América, mas a expansão veio no pós-guerra: a década de ouro, entre 1960 e 1970, fez da companhia o império dos quadrinhos, lançando no período histórias como O Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Homem de Ferro e O Demolidor.

Setenta anos depois da primeira publicação, são essas personagens que fazem da Marvel, agora junto com a DC Comics, a detentora das ficções de super-heróis, que já foram transformadas em desenhos animados e adaptadas para o cinema. Só de longas-metragens, são mais de 20. Na lista figuram os mesmos quadrinhos que fizeram o sucesso da editora. Recentemente lançados Capitão América, X-Men: First Class e Thor também são frutos das HQs de Stan. Para 2012, estão prometidos The Amazing Spider-Man e Os Vingadores.

Últimos lançamentos

Em Capitão América - O Primeiro Vingador, o roteiro explora a primeira história do herói americano, transformado em super soldado para se integrar à Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O longa também retrata a continuação da saga, republicada a partir de 1964, que retorna com um soldado congelado durante 60 anos no oceano e despertado para voltar às Forças Armadas dos EUA.

Na versão de X-Men: First Class os heróis mutantes são ambientados em suas origens, quando Charles Xavier (James McAvoy) e Erik Lehnsherr (Michael Fassbender) - no futuro Professor X e Magneto - descobrem seus poderes e, durante o longa, quando se desenvolve o Clube do Inferno. À dupla se unem Fera (Nicholas Hoult), Darwin (Edi Gathegi), Mística (Jennifer Lawrence), Homem de Preto (Oliver Platt), Destrutor (Lucas Till), Angel (Zoe Kravitz), Azazel (Jason Flemyng), Banshee (Caleb Landry Jones), Emma Frost (January Jones) e Maré Selvagem (Álex González). O elenco é finalizado com Moira McTaggert (Rose Byrne), doutora de escola para mutantes e namorada do Xavier.

Os Vingadores começou a ser rodado em Albuquerque, no Novo México, no mês de maio. As cidades de Cleveland, em Ohio, e de Nova Iorque já estão escaladas como locações. Com data de estreia prevista somente para 4 de maio do próximo ano, o novo filme reúne novamente um grupo de heróis que já conquistaram o público. Segundo a sinopse divulgada pela Marvel no começo das gravações, um inesperado inimigo ameaça a segurança nacional. Assim, o diretor da Shield, Nick Fury, (Samuel L. Jackson) organiza um grupo que evita o desastre mundial.

Os atores que encarnam os super-heróis já estão mais que definidos. Compõem o super time Homem de Ferro (Robert Downey Jr), Viúva Negra (Scarlett Johansson ), que apareceu em Homem de Ferro II, Thor (Chris Hemsworth), Capitão América (Chris Evans), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), que aparece em Thor, e Hulk (Mark Ruffalo). Além do grupo heroico, voltam Nick Fury, que já apareceu em O Incrível Hulk e Homem de Ferro, Phil Coulson (Clark Gregg), que já apareceu em Homem de Ferro II e Thor, Dr. Selvig (Stellan Skarsgard) e Loki (Tom Hiddleston), ambos com participação em Thor.

Criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1963, o grupo Os Vingadores une na formação original Thor, Homem de Ferro, Hulk, Vespa. Na versão cinematográfica, outros heróis entram em cena. O roteiro explora a versão ultimate de Os Vingadores, chamada Os Supremos - e mesmo assim não inclui o grupo completo da série. Entre os feitos do grupo, há confrontos com Magneto (de X-Men), com invasores alienígenas e união com O Quarteto Fantástico. Mas isso é o que está nos quadrinhos. Na tela, só saberemos em 2012.

Quadro a quadro
A saga de filmes inspirados em personagens da Marvel é extensa e tudo indica que deve crescer bastante até 2014, quando algumas das produções já anunciadas devem estrear. Confira os títulos que já marcaram presença na telona e os que ainda vão aparecer por aí:


Já produzidos:

X-Men, O Filme, 2000
X-Men 2, 2002
Homem-Aranha, O Filme, 2002
Hulk, com Eric Bana, de 2003
Demolidor, o Homem Sem Medo, 2003
Hom em-Aranha 2, 2004
O Quarteto Fantástico, 2005
Elektra, 2005
X-Men, O Confronto Final, 2006
Ho mem-Aranha 3, 2007
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, 2007
Motoqueiro Fantasma, 2007
Incrível Hulk, com Edward Norton, de 2008
Homem de Ferro
X-Men Origens: Wolverine, 2009
Homem de Ferro II, 2010
Thor, 2011

Atualizado em 14 Abr 2013.