Por Meriane Morselli

Filha de um enfermeiro e uma psiquiatra aposentados, Halle nasceu em Ohio em 1964 e viu os pais se separarem quando tinha apenas 4 anos. A primeira aparição na tevê foi em 1989, na série Living Dolls. O reconhecimento por seu trabalho começou vir quando ficou dias sem tomar banho para interpretar uma viciada em Febre na Selva (1991), de Spike Lee. Nos anos seguintes, ela apareceu em vários longas em papéis secundários, entre eles O Príncipe das Mulheres, com Eddie Murphy, Os Flintstones e Politicamente Incorreto.

Na época em que ocorreu a cerimônia do Oscar, a atriz já estava envolvida na produção de 007 - Um Novo Dia para Morrer, longa em que viveu a Bond Girl ao lado de Pierce Brosnan. O filme, que comemorou os 40 anos da série, foi o vigésimo da seqüência e teve a maior bilheteria de todos os longas do agente secreto. Sua próxima aparição foi em X-Men 2, com a personagem Tempestade, também tirada dos quadrinhos. Mais recentemente, ela foi vista nos cinemas brasileiros protagonizando o suspense Na Companhia do Medo, com Robert Downey Jr. e Penélope Cruz.

Longe das Câmeras - Apelidada de Hannah Little, Halle Maria Berry é diabética, mede 1,70m e é uma afro-americana mestiça, pois sua mãe era branca. Por sua atuação no filme que lhe rendeu o Oscar, A Última Ceia, a atriz recebeu US$ 100 mil, uma migalha comparado ao cachê de US$ 12,5 milhões de Mulher-Gato. Uma curiosidade de sua carreira é o fato de ela ter recusado o papel que ficou com Sandra Bullock no blockbuster Velocidade Máxima (1994).
Casada duas vezes, ela se divorciou do último marido, o cantor de blues Eric Benet em 2003. Antes, Halle havia vivido quatro anos com o jogador de beisebol David Justice. Embora negue, boatos dizem que a atriz já tem um novo amor, e ele é Benjamim Bratt, seu companheiro de elenco em Mulher-Gato.
Atualizado em 1 Dez 2011.