Guia da Semana

Daniel Radcliffe e Emma Watson em Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Passado o mês de julho, principal período de lançamento dos blockbusters americanos, o ano de 2008 ainda reserva uma séries de atrações que deve levar milhões de brasileiros para as salas de cinema. No segundo semestre, chegarão às telas superproduções como 007 - Quantum of Solace, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, além dos esperados brasileiros Ensaio Sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles, e Encarnação do Demônio, o filme mais caro da carreira de José Mojica Marins.

E é justamente o filme do Zé do Caixão que sai na frente, sendo lançado no dia 8 de agosto*. Encarnação do Demônio termina a trilogia do personagem que busca a mulher perfeita, depois de mais de 40 anos. Superprodução também é Asterix nos Jogos Olímpicos, o mais caro filme francês, com Michael Schumacher e Zinédine Zidane, que estréia no mesmo dia. No fim de semana de 15 de agosto* chega Zohan - O Agente Bom de Corte, comédia de Adam Sandler sobre um agente secreto israelense que sonha ser cabeleireiro nos EUA.

O novo filme de Angelina Jolie, O Procurado, sobre um jovem que descobre ser um ótimo pistoleiro, finalmente chega às telas em 22 de agosto*. O brasileiro Os Desafinados, que também foi adiado, estréia na semana seguinte, em 29 de agosto*, contando as aventuras de um grupo de amigos na época da criação da Bossa Nova. No mesmo dia chega a comédia Trovão Tropical, com direção de Ben Stiller. O filme, com Robert Downey Jr. e Jack Black, mostra uma equipe de cinema que vai fazer uma produção sobre uma guerra e acaba participando de verdade na batalha.

Julianne Moore guia personagens de Ensaio Sobre a Cegueira.

A refilmagem Perigo em Bangkok é apenas uma das diversas estréias de 12 de setembro. No filme, Nicolas Cage é um assassino mudo que se apaixona e decide se vingar de todos que o tornaram criminoso. No mesmo dia chega o comentado musical Mamma Mia!, com Meryl Streep, que é baseado em uma peça de teatro inspirada nas canções do ABBA. Os dois filmes, porém, dividirão espaço com Ensaio Sobre a Cegueira, sobre uma estranha epidemia que tira a visão da população. A produção brasileira foi baseada no livro de José Saramago e tem a participação de Julianne Moore, Mark Ruffalo e Danny Glover.

O mês de setembro reserva outras três estréias nacionais. No dia 5* chega Orquestra dos Meninos, a história real do maestro que ensinou jovens carentes no sertão do Pernambuco e foi acusado de pedofilia. No mesmo dia estréia Linha de Passe, premiado filme de Walter Salles, sobre um jovem que usa o futebol para melhorar a vida da família. Além também de Hellboy 2: O Exército Dourado, com adaptação de Guillermo Del Toro. Dia 19* é a vez de A Casa da Mãe Joana, a nova comédia de Hugo Carvana, com Pedro Cardoso e Juliana Paes.

Daniel Craig volta em 007 - Quantum of Solace.

E no dia 10 de outubro* chega às telas A Guerra dos Rocha. Nele uma divertida família arma inúmeras confusões quando acha que a matriarca, vivida por Ary Fontoura, está morta. Em 24 de outubro* os cinemas recebem High School Musical 3, sucesso da televisão que chega pela primeira vez às telonas, e contará a formatura dos famosos personagens da Disney. Para os mais crescidos, no mesmo dia estréia Marido por Acaso, em que uma consultora sentimental destrói o casamento de um bombeiro e ele forja um casamento com ela para se vingar.

O 22º filme do agente James Bond estréia nas telas no dia 7 de novembro*. 007 - Quantum of Solace continuará a saga do herói do ponto onde terminou o último filme. Pela primeira vez, um diretor consagrado, Marc Foster, foi o responsável pela obra. Enquanto isso, os irmãos cineastas Ethan e Joel Coen, grandes vencedores do Oscar 2008, apresentarão seu novo filme, Burn After Reading, no dia 28 de novembro*. Com Brad Pitt e George Clooney, o longa conta a história de dois homens que tentam subornar um ex-agente da CIA depois de encontrar um documento secreto dele.

Personagens se frustam em Madagascar 2: A Grande Escapada.

Já 21 de novembro* é aguardado ansiosamente por dois grandes motivos. O primeiro é que é quando chega aos cinemas Harry Potter e o Enigma do Príncipe, o sexto da série. No longa, o bruxo vê o aumento do poder do Lord Voldemort e decide investigar sobre o passado do vilão. O segundo motivo é que também entra nos cinemas Feliz Natal, a elogiada estréia do ator Selton Mello na função de diretor. Nele, um homem que passou anos longe da família, aproveita a época de fim de ano para tentar se reaproximar deles.

E no último mês do ano, duas grandes produções bastante aguardadas fecham o ano de 2008. O épico Austrália, de Baz Luhrmann, que estréia em 25 de dezembro*, conta com a participação de Nicole Kidman e Hugh Jackman nos papéis principais. O longa é considerado o E O Vento Levou... australiano. Em 12 de dezembro*, chega a seqüência de uma das animações de maior sucesso da DreamWorks. Em Madagascar 2: A Grande Escapada, os heróis se preparam para voltar para Nova Iorque. Mas, para saber se eles conseguem, só esperando até o fim do ano.

* Datas de estréias previstas, sujeitas a alterações a critério das distribuidoras.

Atualizado em 6 Set 2011.