Guia da Semana

Podem um homem e uma mulher serem só amigos? Numa comédia romântica, é claro que não. Seguindo os passos de “500 Dias Com Ela” numa direção bem mais convencional, “Será Que?” é aquele água-com-açúcar indie que vai derreter seu coração nesta temporada.

Daniel Radcliffe, o eterno bruxinho de Hogwarts, é o protagonista fracassado-no-amor-e-na-carreira Wallace, enquanto Zoe Kazan é Chantry, a tímida designer que busca segurança no namorado bem-sucedido, com quem vive há cinco anos.

A história se passa no Canadá, terra do diretor Michael Dowse – o que só contribui para deixar o romance um pouco mais hipster. Wallace e Chantry se conhecem numa festa e têm aquela química instantânea, completando a piada um do outro e voltando para casa juntos – a pé, é claro.

Na porta de casa, ela revela que tem um namorado, mas dá ao novo amigo seu telefone, mesmo assim. Ingênua, mal intencionada ou apenas uma garota que acredita na amizade? Seja como for, Wallace não pretende ligar, já que acabou de superar outra desilusão amorosa. Ele não acredita no amor, sabe? Vai ao cinema sozinho assistir à Princesa Prometida, mas acha que o amor é algo como uma doença. Ok, fingimos acreditar nele.

Há um certo charme nesse amor platônico que os garotos nutrem por suas melhores amigas, e é isso que faz de “Será Que?” tão adorável, mesmo que previsível. Wallace e Chantry se tornam inseparáveis e têm aquele carinho especial um pelo outro, dividindo segredos e histórias grotescas envolvendo um certo sanduíche. Ele sabe que gosta dela, mas respeita seu namorado. Ela sabe que gosta dele, mas também gosta da estabilidade que é ter um namorado de longa data.

Se Chantry tem alguma química com seu namorado, isso não fica muito evidente, já que Ben (Rafe Spall) é ridicularizado desde a primeira cena. Assim, sem nada que sugira que os protagonistas não ficarão juntos, resta ao público relaxar e curtir a amizade colorida dos dois, esperando pelo final feliz.

Assista se você:

  • Gosta de filmes românticos
  • Gostou de “500 Dias Com Ela”
  • Quer ver um filme hipster

Não assista se você:

  • Não gosta de filmes água-com-açúcar
  • Achou “500 Dias Com Ela” muito meloso
  • Não sabe o que significa “hipster”

Por Juliana Varella

Atualizado em 28 Set 2014.