Guia da Semana

Foto: Arquivo pessoal
Guilherme Amorim: comunidade no Orkut, blog e colecionáveis de Os Simpsons

Tudo de mais absurdo que se possa imaginar já aconteceu em Os Simpsons. Lançada em 1989 nos Estados Unidos, a animação finalmente ganha uma versão para os cinemas. A justificativa dos produtores para tanta demora foi a dificuldade em encontrar um roteiro que ficasse dentro das expectativas deles.

A família tipicamente norte-americana mora na cidade de Springfield e já enfrentou diversas situações: desde o garoto Bart envolvido com mafiosos, rins que explodem e mesmo assim o vovô sobrevive, até a remoção de um giz de cera que estava cravado no cérebro de Homer. Isto só para citar algumas das situações bizarras (com seu fundo de verdade) que já foram levadas para a TV.

Avatar de Gustavo Navarro
Por aqui, o filme estréia em 17 de agosto e já movimenta os fãs. São tantos, que, ao fazer uma busca no Orkut, encontram-se perfis dos personagens e diversas comunidades. Além disso, os avatares dos Simpsons, que podem ser construídos no site oficial do longa-metragem, também caíram no gosto dos brasileiros. Segundo estimativas da Fox, o país está em segundo lugar na criação dos personagens, com mais 87 mil usuários. Em primeiro no ranking estão os Estados Unidos.

Quem não perde um episódio dos Simpsons por nada na televisão, mal pode esperar para conferir o resultado nos cinemas. O jornalista Guilherme Amorim, de 23 anos, é um deles. Ele conta que começou a assistir aos episódios há 11 anos e virou fã. Ele possui um blog e modera uma comunidade no Orkut, além de alguns itens colecionáveis.

Foto: Arquivo pessoal
Assíduo espectador dos episódios na televisão desde 1996, Iuri Maia Amaral (foto), de 17 anos, conta que seu personagem favorito é Lionel Hutz. O estudante mora em Porto Velho, participa ativamente de discussões e aguarda ansiosamente o lançamento do longa. Religião, filosofia ou apenas entretenimento, para Iuri "as três opções, quando algo faz parte da sua vida por muito tempo torna-se essencial, isto é Os Simpsons", define.

Pôsteres, miniaturas, DVDs, camisetas e bonecos fazem parte da coleção que Tiago Ribas matém sobre Os Simpsons. Fã da série desde que estreou no Brasil, em 91, o analista de logística tem 24 anos mora em Curitiba e planeja organizar um evento para marcar a estréia do filme. Ele conta que muitas vezes frases ditas nos episódios passaram para a vida real, virando brincadeira entre os amigos. E ainda considera a animação uma espécie de religião: "religião porque eu considero que já fiz coisas que só fanáticos fariam. Como acordar de madrugada para rever um episódio, ou sair correndo de algum lugar para não perder uma estréia de episódio", relata.

Curiosidades de fãs

Tiago Ribas e sua coleção
Foto: Arquivo pessoal
Quem acompanha os desenhos na televisão começa a entender o tipo de humor e sátira da sociedade norte-americana que Os Simpsons fazem. Além disso, é inevitável observar ligações entre fatos fictícios das telas e a realidade. "Os Simpsons consegue fazer co-relações entre vários episódios e assuntos externos. Como bandas ou situações. Além de ter detalhes em fundo de cenas que só olhando atentamente você entende", afirma Tiago Ribas.

Guilherme Amorim destaca que para perceber e compreender as críticas dos desenhos é necessário acompanhar a série. Segundo ele, "o episódio em que Os Simpsons viajam para o Brasil, por exemplo, é considerado polêmico porque pessoas que ainda não estavam acostumadas com a rotina das piadas e o estilo do seriado começaram a assistir, justamente, a partir desse capítulo. Nesse caso, o verdadeiro fã dos Simpsons, aquele que conhece a fundo a trama, sabe que as críticas/piadas feitas não são exclusividade do Brasil, mas também destinadas a outros países (em outros episódios)". Ele lembra também que constantemente o próprio estilo de vida norte-americano é motivo de piada.

Além acompanhar Os Simpsons, Iuri Maia Amaral é também fã da banda Pink Floyd e destaca algumas ligações entre ambos:

? Homer Vai ao Colégio - 5ª Temporada: Na parede da sala do Reitor há um pôster com a capa do álbum Dark Side of the Moon.

? Homer, O Rei Do Festival - 7ª Temporada: o Clássico Porco que por culpa do Homer é disparado antes do show do Peter Frampton.

? Jogado ao Vento - 10ª Temporada: Aparece os Martelos do The Wall para Ned Flanders quando pára no Sinal de trânsito e dá um gole do suco preparado por Homer, causando alucinações.
Colaboraram:

Moderadores da comunidade The Simpsons Brasil

Atualizado em 6 Set 2011.