Guia da Semana

Fotos: Thinkstock e Divulgação/IMDB

O delicado mundo do balé serve como pano de fundo para a história do suspense Cisne Negro, que estreou este mês nos cinemas brasileiros. No enredo, vemos a luta de Nina para ser não apenas uma bailarina tecnicamente perfeita, mas também insuperável na emoção ao dançar. Como se passa dentro de uma companhia de balé de Nova York, não faltam sequências de dança incrivelmente bem coreografadas durante o longa metragem. Unindo o útil ao agradável, o Guia da Semana decidiu mostrar que não é de hoje que cinema e dança caminham (e bailam) juntos.

Tudo começou no final da década de 20, com a crise econômica mundial. Naquela época, as novas tecnologias propiciaram uma grande novidade para o cinema: a possibilidade da inserção de ruídos e diálogos nos filmes. Até então, eles eram mudos e tinham apenas uma trilha sonora separada, nem sempre feita especialmente para a obra. Ao mesmo tempo, sendo viável o sincronismo entre o som e a imagem, surgiu o problema estético de não saber o que fazer com o som. Uma boa saída para a questão foi utilizar a música cantada como o foco da ação, visto que isso atraía público. Nasciam os musicais.

Entre as décadas de 70 e 80, diversos filmes que trouxeram a dança como destaque foram lançados e se tornaram clássicos. Exemplos não faltam: desde Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978), passando por Footloose - Ritmo Louco (1984) e Dirty Dancing - Ritmo Quente (1987). No entanto, outros longas-metragens, que nem a intenção de ser musical tinham, eternizaram cenas em que os personagens revelavam o seu gingado, como a clássica dança de John Travolta e Uma Thurman em Pulp Fiction (1994) ou o tango bailado por Al Pacino e sua parceira em Perfume de Mulher (1992).

Pensando em selecionar as melhores sequências de dança já lançadas, o Guia da Semana colocou uma enquete em sua página do Facebook e, junto com os leitores, elegeu as dez mais estilosas cenas protagonizadas pelos bailarinos da sétima arte. Quer dançar conosco?

1 - Cantando na Chuva

Na história, Don Lockood e Lina Lamont, o casal mais querido do cinema mudo, prepara-se para rodar um musical. Porém, há um problema: Lina não apenas não sabe cantar, como tem uma voz horrível. A estreante Kathy é chamada a emprestar sua voz à estrela. As gravações acabam sendo um transtorno, e tudo piora quando Don se apaixona pela novata. Quem não se lembra quando o astro do filme, o ator Gene Kelly, após receber um beijo apaixonado de sua musa, dança e canta em meio a uma tempestade?



Ficha Técnica

Título original: Singin' in the Rain
Direção: Stanley Donen
Elenco: Gene Kelly, Donald O'Connor
Tempo de duração: 98 min
Ano de lançamento: 1952




2 - Os Homens Preferem as Loiras

Na história, duas dançarinas embarcam num cruzeiro rumo a Paris, a pedido do milionário noivo de uma delas. O que ambas não sabem é que o pai do rapaz contratou um detetive para segui-las e comprovar a infidelidade da futura nora, criando uma série de situações. Comédia clássica, nem tanto pela produção, mas por uma cena que se tornou célebre: o momento em que Marilyn Monroe canta Diamond's is a Girl Best Friend. De tão bacana, a cena se tornou referência para várias produções da atualidade, como o vídeo de Material Girl, feito pela cantora Madonna e também a abertura do filme O Casamento do Meu Melhor Amigo.



Ficha Técnica
Título original: Gentlemen Prefer Blondes
Direção: Howard Hawks
Elenco: Marylyn Monroe, Jane Russell
Tempo de duração: 92 min
Ano de lançamento: 1953





3 - Grease (1978)

Na Califórnia da década de 50, o casal de estudantes Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John) troca juras de amor, mas se separam com o fim do verão, pois ela voltará à Austrália. Entretanto, os planos mudam, e a garota acaba se matriculando na escola de Danny. Para fazer gênero, ele infantilmente lhe dá uma esnobada. Neste ponto, presenciamos um dos melhores musicais do filme, quando ela conta para as amigas, e ele para os amigos, a versão de cada um para o romance dos dois, por meio da canção Summer Nights.



Ficha Técnica
Título original: Grease
Direção: Randal Kleiser
Elenco: John Travolta, Olivia Newton-John, Stockard Channing, Jeff Conaway
Tempo de duração: 110 min
Ano de lançamento: 1978




4 - Footloose - Ritmo Louco

Basta tocar a música tema do filme, cantada por Kenny Loggins, que você começa a chacoalhar os quadris loucamente? Não é o único. Clássico da década de 80, Footloose narra a história do jovem Ren McCormick (Kevin Bacon) que acaba de se mudar para uma cidade pequena onde há uma lei, estipulada pelo pastor da cidade, que proíbe todos de dançarem. Segue-se uma espécie de revolução, organizada pelo protagonista, e a dança volta triunfante na cena final.



Ficha Técnica
Título original: Footloose
Direção: Herbert Ross
Elenco: Kevin Bacon, Lori Singer, John Lithgow, Dianne Wiest, Jeff Conaway
Tempo de duração: 107 min
Ano de lançamento: 1984




5 - Curtindo a Vida Adoidado

Quem nunca desejou tirar um dia de folga para fazer apenas o que gosta? Foi o que fez o irreverente e esperto personagem Ferris Buller, que resolve fingir que está doente e, em vez de ir para a escola, sai para passear com a namorada e o melhor amigo. Destaque para a cena antológica em que o rapaz, ao som de Twist and Shout dos Beatles, junta uma banda marcial, passa a perna em seus conhecidos e coloca cada um de nós para dançar com ele.



Ficha Técnica
Título original: Ferris Bueller's Day Off
Direção: John Hughes
Elenco: Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara
Tempo de duração: 103 min
Ano de lançamento: 1986





6 - Dirty Dancing - Ritmo Quente

Outra cena bastante famosa. Embalada pela música I've had the time of my life, que levou o Oscar 1988 de melhor canção original, mostra que o casal não precisa ser nenhum dançarino profissional para se superar e arrasar na pista de dança. Com o filme, o ator Patrick Swayze povoou a mente das jovens da época e se transformou no galã dos anos 80.

Ficha Técnica
Título original: Dirty Dancing
Direção: Emile Ardolino
Elenco: Jennifer Grey, Patrick Swayze, Jerry Orbach, Cynthia Rhodes
Tempo de duração: 97 min
Ano de lançamento: 1987





7 - Perfume de Mulher

Na história, um tenente coronel cego e arrogante, vivido por Al Pacino, contrata um jovem rapaz para acompanhá-lo em uma viagem até Nova York. O charme do longa-metragem está quando ambos param para almoçar num restaurante e o coronel se junta a uma completa estranha para dançar o tango Por uma Cabeza, de Carlos Gardel. Clássico da dança de salão no cinema.



Ficha Técnica
Título original: Scent of a Woman
Direção: Martin Brest
Elenco: Al Pacino, Chris O'Donnell, James Rebhorn, Gabrielle Anwar
Tempo de duração: 156 min
Ano de lançamento: 1992





8 - Pulp Fiction

Longe de ser um musical, o longa-metragem traz Mia Wallace (Uma Thurman) e Vicent Vega (John Travolta) esbanjando ritmo ao som do cantor Chuck Barry. Nesta cena, o diretor Quentin Tarantino fez uma referência ao filme Bande a part, de Jean Luc Godard, que o utiliza como uma espécie de compensação. Como o filme ficará "pesado", a partir daquele momento, é oferecida uma dança para que o espectador seja presenteado e não receba um choque no momento em que as situações ficarem complicadas para os personagens.



Ficha Técnica
Título original: Pulp Fiction
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman, Harvey Keitel
Tempo de duração: 154 min
Ano de lançamento: 1994




9 - O Máskara

Sucesso de bilheterias, o filme levou o ator Jim Carey ao estrelato. Na história, quando o personagem principal colocava uma máscara misteriosa, se transformava em O Máskara. Este "novo" ser, caracterizado pelo rosto verde e roupa amarela, possuia coragem para fazer as coisas mais arriscadas e divertidas que seu alterego temia, inclusive flertar com Tina Carlyle (Cameron Diaz), uma bela e sensual cantora. Bastante divertida a sequência de passos malucos que o cara-verde faz com Tina, transformando a boate mafiosa Coco bongo num grande palco para sua dança.



Ficha Técnica
Título original: The Mask
Direção: Chuck Russel
Elenco: Jim Carell, Cameron Diaz
Tempo de duração: 98 min
Ano de lançamento: 1994





10 - Chicago
Famosa dançarina de uma boate, Velma Kelly entra numa lista de assassinas de Chicago após matar o marido. Ao contrário do se esperava, o assassinato faz com que a fama de Velma cresça ainda mais, tornando-a uma verdadeira celebridade do showbizz. Enquanto isso, a aspirante a cantora Roxie Hart sonha com um mundo de glamour e fama, até que mata seu namorado. O advogado Billy Flynn fica sabendo do crime e decide adiar ao máximo o julgamento de Velma, poder explorar os dois assassinatos ao máximo nos jornais. Em uma frase: all that jazz, baby!



Ficha Técnica
Título original: Chicago
Direção: Rob Marshall
Elenco: Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones,Richard Gere
Tempo de duração: 98 min
Ano de lançamento: 2002

Atualizado em 6 Set 2011.