Guia da Semana

Por Ravi Santana


Desde o dia em que são anunciados os indicados ao Oscar, já começam as especulações para o prêmio do ano seguinte. Atores, diretores e, principalmente, estúdios, começam a fazer campanhas para que, no próximo ano, seu desempenho seja melhor. Porém, a corrida começa mesmo a esquentar nos dois meses que antecedem a revelação da lista de indicados. Marcado para o dia 23 de janeiro, às 5h30 da manhã, no horário de Los Angeles, o anúncio dos candidatos irá definir quem continua na disputa e quem terá de começar a campanha para 2008.

Apesar de ainda faltar algumas semanas, já é possível prever como será a tão comentada lista. Existem vários indícios que podem revelar quem entrará e quem não terá chances de participar da grande festa que se realizará no dia 25 de fevereiro, no Kodak Theatre, em Los Angeles. As três principais pistas são dois prêmios da crítica e o anúncio do Globo de Ouro, que ocorreram entre os dias 7 e 14 de dezembro.

Os primeiros premiados saíram no Conselho Nacional de Crítica (National Board of Review), que reúne 120 profissionais da área de cinema, e é considerado o ponto de partida para as apostas para o Oscar. A associação escolheu como melhor filme, Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood (foto), sobre um episódio da Segunda Guerra, pelo ponto de vista japonês. O diretor não era novidade, porém muitos acreditavam que ele ganharia o prêmio por A Conquista da Honra, que aborda o mesmo tema, mas pela visão dos americanos.

Os críticos americanos escolheram ainda Forest Whitaker como melhor ator, por O Último Rei da Escócia, e Helen Mirren como melhor atriz, por A Rainha. Como melhor diretor, o escolhido foi Martin Scorsese, pelo filme Os Infiltrados. Além desses, a associação escolheu os dez melhores filmes do ano. Os outros nove são: Babel, A Conquista da Honra, O Diabo Veste Prada, Diamante de Sangue, The History Boys, Os Infiltrados, Notas de um Escândalo, The Painted Veil e Pequena Miss Sunshine. E ainda Carros que ganhou o de melhor animação.

Poucos dias depois foi a vez da Associação de Críticos de Nova Iorque (New York Film Critics Circle) fazer suas escolhas. O título escolhido, destoando da lista nacional, foi Vôo 93, sobre um dos aviões do atentado de 11 de setembro. Mas os eleitos para ator, atriz e diretor não foi surpresa alguma, repetindo os melhores da premiação anterior. O prêmio de animação, desta vez, foi para Happy Feet - O Pingüim.

E, por último, veio a escolha dos indicados ao Globo de Ouro, prêmio que promove a cerimônia de premiação em 15 de janeiro. Babel, do diretor mexicano Alejandro González Iñarritu, recebeu o maior número de nomeações, sete, sendo principais as de melhor filme dramático e melhor direção. Para o prêmio de melhor filme dramático, que conta mais para a avaliação do sério Oscar, seus concorrentes serão Bobby, Os Infiltrados, Pecados Íntimos e A Rainha(foto). Os indicados a melhor filme de comédia ou musical, com menores chances, foram Borat, Dreamgirls - Em Busca de um Sonho (que chegou a ser considerado um dos favoritos ao Oscar, já em maio passado, quando foram exibidos trechos do filme no Festival de Cannes), O Diabo Veste Prada, Pequena Miss Sunshine e Obrigado Por Fumar.

O ator Leonardo DiCaprio conseguiu duas indicações na categoria melhor ator, por Diamante de Sangue e Os Infiltrados. Além dele foram indicados para ator dramático Forest Whitaker, Will Smith e Peter O´Toole, e de comédia ou musical, Sacha Baron Cohen, Johnny Depp, Aaron Eckhart, Chiwetel Ejiofor e Will Ferrell. Para atriz foram escolhidas Penélope Cruz, Judi Dench, Maggie Gyllenhaal, Helen Mirren e Kate Winslet (em drama) e Annette Bening, Toni Collette, Beyoncé, Meryl Streep e Renée Zellweger (em comédia ou musical). Para melhor animação os candidatos são Carros, Happy Feet - O Pingüim e A Casa Monstro.

Na categoria filme estrangeiro, na qual o Brasil pode participar com Cinema, Aspirinas e Urubus, o escolhido pelos críticos americanos foi o espanhol Volver, de Pedro Almodóvar, que está concorrendo ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme em idioma estrangeiro com Apocalypto, Cartas de Iwo Jima, Labirinto de Fauno e The Lives of Others. Sendo que os dois primeiros não podem ir ao Oscar por serem produções americanas.

Desta forma dá para ter uma idéia geral do que acontecerá no próximo dia 23. Os prêmios de melhor ator e melhor atriz têm chances de repetir os da crítica, indo para Whitaker e Mirren. Ao menos eles têm a vaga praticamente garantida. Para ator, DiCaprio provavelmente estará entre os indicados. Assim como Judi Dench e Meryl Streep, que são nomeadas sempre que possível pela Academia. O prêmio de animação deve ficar entre Carros e Happy Feet - O Pingüim. Martin Scorsese (foto) e Clint Eastwood provavelmente disputarão o titulo de melhor diretor, que deve contar também com Alejandro Iñarritu. Assim como o de melhor filme que deve ficar entre os três. Babel e Os Infiltrados já estão quase certos na lista, só resta saber com qual filme Eastwood irá ser indicado. É só torcer.

Fotos: www.imdb.com, www.oscar.com e www.wikipedia.org

Atualizado em 6 Set 2011.