Guia da Semana

Versão brasileira

Samara Felippo e Thiago Fragoso falam sobre as dublagens de Ratatouille.

Garcia Júnior e Samara Felippo nas dublagens de Ratatouille

Ao contrário de grande parte dos filmes, quando uma animação vem ao Brasil, não basta apenas legendar, é preciso dar voz em português aos personagens. Em Ratatouille, a Disney convidou Thiago Fragoso e Samara Felippo para interpretar o casal Linguini e Colette. O trabalho teve a direção de Garcia Júnior, famoso por dublar o personagem He-Man. Os atores contaram ao Guia da Semana como foi todo este processo.

A explicação para terem aceitado o desafio de dublar o filme é simples. "No Brasil a gente tem muito pouco entretenimento para crianças", afirma Thiago, que completa dizendo que "fazer um filme da Disney aproxima do público infantil". Além disso, o processo de criação acaba se tornando divertido para eles. Samara diz que "o legal do Linguini que o Thiago fez, foi essa brincadeira com a voz dele, de ser o tímido desengonçado". Porém ,o personagem dela não teve tanto espaço para esses jogos de voz. "Eu não pude brincar muito de entonação. Ela tem que ser mandona porque é a única mulher na cozinha, senão montam em cima", afirma.

Ratatouille foi o primeiro trabalho em dublagem dos dois, apesar de Thiago já ter feito uma pequena participação em 1999. Garcia estava precisando de alguém para a dublagem de Toy Story 2 e o chamou, já que os dois estavam juntos em uma peça de teatro. O ator conta que teve que repetir diversas vezes sua fala: "Ele é o Woody, a cola que junta todos os pedaços". Aquilo encantou Thiago, que quis repetir a dose. "Desde aquela época eu peço para o Garcia para dublar um filme da Disney", revela.

Mas não foi tão fácil fazer Ratatouille. Apesar de o ator ter levado um dia e meio para dublar, e Samara levar um dia, foi um trabalho intenso. Fragoso diz que "o mais difícil é a concentração, porque você fica com o fone, ouvindo o original em inglês, tendo que ler em português e sincronizar com o lábio do personagem". Samara concorda com ele e diz que "é muito difícil dar a intenção [da voz], ali parado, em pé, sem se mexer muito". A parte mais pesada, no entanto, não fica com eles, mas com o diretor. "O trabalho maior em relação a encaixar a boca do personagem com a nossa fala é do Garcia mesmo", revela a atriz.

O diretor chega a dublar todos os personagens no filme inteiro, antes, para adaptar cada palavra aos movimentos da boca. Depois que os atores fizeram sua parte, ele usa o computador, juntando ou afastando palavras para encaixar com os movimentos do filme. Para isso, é preciso que os atores falem com as palavras espaçadas. "Como tem pouco tempo, a gente fica na mão do Garcia. Ele que é o responsável pela preparação", diz Thiago. O rigor é tão grande que ele não deixa passar nenhum erro, por menor que seja. "Nada escapa aos ouvidos apurados de Garcia", revela Samara.

Os dois atores estão dispostos a continuar fazendo cinema. Thiago Fragoso tem projetos para o próximo semestre, mas ainda não pode revelar. Além disso, em novembro estréia Ouro Negro. Já Samara está disposta a receber convites. "Escreve aí: Samara Felippo quer fazer cinema", brinca. A atriz fez dois longas recentemente, Concerto Campestre e O Dono do Mar.

Os atores pretendem também seguir na dublagem de animações. "Para desenho, principalmente se tratando da Disney, a versão brasileira nunca perde em relação ao original", revela Thiago, que diz adorar os personagens dublados por Selton Mello, Garcia Júnior e Mário Jorge, que faz o Eddie Murphy. "O Eddie Murphy é mais engraçado em português do que em inglês", afirma. Samara, que acrescenta Danton Mello à lista, não vê a hora de ser chamada novamente. "É uma coisa que vicia, estou louca pra fazer outro", diz.

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

'Jogos Mortais – Jigsaw' ganha prévias com cenas inéditas; confira!

Oitavo filme da franquia chega ao Brasil no dia 30 de novembro

Além da Morte: assista à entrevista com o elenco

Remake de “Linha Mortal” estreia nesta quinta, 19

20 filmes imperdíveis da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2017

Saiba por onde começar na hora de escolher os filmes que você verá na 41ª Mostra

“Detroit em rebelião”, “Logan Lucky” e mais 7 filmes estreiam nesta quinta-feira (12)

Novo longa de Kathryn Bigelow é destaque para o feriado

12 Filmes dirigidos por mulheres para ver na Mostra 2017

Programação conta com 98 títulos dirigidos por elas, além de retrospectiva da cineasta Agnès Varda

Programação grátis na Mostra Internacional de Cinema 2017

Evento acontece entre 16 de outubro e 1º de novembro em São Paulo