Guia da Semana

Apesar de ter Jackass no nome, o filme "Vovô sem Vergonha" traz apenas Johnny Knoxville em uma uma abordagem um pouco diferente das tradicionais pegadinhas sem noção da trupe. A história gira em torno de Irwing (Knoxville) , um vovô que cruza os Estados Unidos com seu neto para encontrar o pai do garoto.

O Guia da Semana assistiu ao filme e conta tudo o que você precisa saber:

+ Confira salas e horários para ver "Vovô sem Vergonha"
+ Confira a programação de cinema

Após ficar viúvo, Irwing se vê com a missão de transportar o neto, já que a mãe (filha do "vovô") está prestes a voltar à prisão por violar a liberdade condicional. Com a esposa falecida no porta-malas, eles passam pelas mais bizarras situações para as quais a pergunta “isso é realmente necessário?” é totalmente válida.

Sem medo de mostrar comportamentos nada exemplares para uma criança, o vovô sem vergonha entra em casas de entretenimento adulto, rouba alimentos de um supermercado, faz com que o neto beba cerveja em público e mais do que isso – faz com que o garoto seja seu cúmplice em todas as situações. Para as pessoas que não fazem ideia de que tudo não se passa de um filme, a expressão é quase sempre a mesma: choque.

Para quem está acostumado à cara de pau de Knoxville, o desafio é reconhecê-lo sob tanta maquiagem. Apesar da agilidade surpreendente para um velhinho,os mais desavisados podem levar algum tempo para sacar que as travessuras são, na verdade, de um humorista de 42 anos.

Seguindo uma linha parecida com a do filme "Borat", este “mockumentary” (mistura de filme real com fição) é uma opção de entretenimento para aqueles dias em que você só quer assistir algo sem precisar pensar ou para quem nunca deixou de achar graça no humor adolescente de Jackass.

Para os mais saudosistas, a trupe faz falta, mas é possível perceber referências aos comediantes ausentes em alguns detalhes, como no carrinho de supermercado em que Billy carrega Irwin.

No início, o espectador pode achar que este será um filme diferente, baseado num roteiro mais ficcional. Porém, logo se percebe a repetição da fórmula utilizada em outros filmes, levemente repaginada: pegadinhas atrás de pegadinhas.

Se você é do tipo que não gosta de humor pesado, é melhor cancelar a ida ao cinema. Em "Vovô sem Vergonha", não existe censura sobre o que é certo e errado, o que é ético e o que não é e, principalmente, o que é adequado para uma criança e o que não é.

Assista se você:

- É fã de humor pastelão;

- Gostou de "Borat" e/ou "Jackass 3D";

- É um órfão do seriado Jackass;

Não assista se você:

- Não gosta de humor pesado;

- Procura um filme para assistir com a família

- Espera ver algo muito diferente do tradicional "Jackass"

Por Leila Vieira

Atualizado em 28 Nov 2013.