Guia da Semana

Foto: Guto Costa/ Divulgação

Rodrigo Lombardi contou com a direção de Garcia Junior para fazer a voz do príncipe Naveen

Depois de conquistar o público com o personagem Raj de Caminho das Índias, novela exibida este ano pela Rede Globo, Rodrigo Lombardi volta a encarnar um galã, mas agora sem mostrar o rosto. O ator emprestou sua voz - charmosamente grave - para o príncipe Naveen de A Princesa e o Sapo, comédia musical que marca o retorno à tradicional animação 2D feita à mão dos estúdios Walt Disney, com estreia nacional marcada para 11 de dezembro de 2009.

Sob a direção de Garcia Júnior, mestre que foi dublador do lendário herói infantil He-Man e de Arnold Schwarzenegger em vários de seus filmes, Rodrigo mostrou que leva jeito para a técnica e promete agradar a criançada com o novo personagem. O enredo é ambientado na cidade de Nova Orleans e narra as aventuras da bela Tiana, uma jovem que deseja abrir seu próprio restaurante, e de um sapo indiano que quer voltar a ser humano.

Confira a entrevista que Rodrigo Lombardi e Garcia Júnior concederam ao Guia da Semana.

Guia da Semana: Como foi a experiência de dublar um personagem que marca a volta das animações Disney em 2D?
Rodrigo Lombardi: Foi divina. Eu já tinha feito dublagens lá atrás, em 97. Mas agora é muito diferente. É muito gostoso porque é um ciclo que se fecha quando a gente faz um trabalho como esse, pois eu cresci apaixonado por esse universo. Aí eu me tornei ator e fui procurar como se dublava e hoje fiz. E é o primeiro trabalho que eu posso dedicar inteiramente ao meu filho, que já adora todo esse mundo, como eu já adorava. É um prazer diferente poder dublar e dedicar ao meu filho.

Guia da Semana: Quais dificuldades você encontrou para dublar Naveen?
Rodrigo: Eu tenho uma voz muito grave e quando você sobe o tom para chegar à voz do personagem é muito diferente. Encontrar um conforto sem transmitir esforço foi a primeira dificuldade. Mas antes houve o medo de chegar lá e falar 'será que eu vou saber fazer?'. Mas quando você entra no estúdio e o diretor te deixa completamente à vontade, tudo flui em uma brincadeira muito gostosa. O trabalho não foi resultado de uma técnica de dublagem, mas de um divertimento.

Guia da Semana: Garcia, o Raj de Caminho das Índias contribuiu para a escolha de Rodrigo para esse trabalho?
Garcia Júnior: Sem dúvida houve uma ligação imediata com o Naveen por causa da nobreza, mas que foi transferida para o personagem com outras características. O príncipe não é o homem ideal. Ele se transforma através da Tiana nessa idealização quando vira um sapo. Então, o que é interessante nesse paralelo é que o Raj estava inserido em um triângulo amoroso e mostrou que o mocinho não precisa ser chato e pode ser interessante. Se há um ator com esse gabarito é claro que eu quero que ele faça o príncipe.

Foto: Camila Silveira

Rodrigo Lombardi em entrevista sobre o trabalho desenvolvido em A Princesa e o Sapo

Guia da Semana: Você acredita que os dubladores estreantes têm menos vícios que os experientes? É mais fácil lidar com eles?
Garcia: As dificuldades são outras e isso me alimenta. É bacana trabalhar com atores disponíveis e que são profissionais acima de tudo. O Rodrigo foi exemplar nesse aspecto. Às vezes uma pessoa que tem uma experiência de dublagem está formatada no dia a dia da profissão. Então, ela chega ao estúdio e quer resolver as situações da forma que já está acostumada. E quando ouve os direcionamentos fica muito mais 'irritada' do que alguém que está ali pela primeira vez, totalmente disponível e que não vê a direção como uma crítica.

Guia da Semana: O ator brasileiro Bruno Campos faz a voz original do príncipe Naveen. Como foi criar a voz em cima de um trabalho que já existe? Você teve que seguir um padrão ou pode criar a sua versão para a voz do personagem?
Rodrigo: Eu sou brasileiro e a gente costuma colocar um swing. Mas sabendo que há um trabalho que já foi feito, é necessário transpor isso para a linguagem do Brasil. A liberdade existe, mas há direção para peneirar e aprovar.

Guia da Semana: Ao ouvir sua voz no filme, você ficou com vontade de fazer cinema, Rodrigo?
Rodrigo: Eu sempre tive vontade de fazer cinema. É uma questão de oportunidades.

Guia da Semana: E próximas dublagens?
Rodrigo: Agora temos que esperar os convites. Já falei com o Garcia que estou disponível para qualquer personagem.

Foto: Guto Costa/ Divulgação

O ator Rodrigo Lombardi durante a gravação da voz do personagem Naveen

Guia da Semana: Quais são as principais técnicas para desenvolver um bom trabalho de dublagem de animação?
Garcia: Escutar é fundamental para pegar o ritmo e as palavras do original, porque é preciso se adequar-se à voz gravada anteriormente. Depois, é necessário se desvencilhar completamente da musicalidade da fala, ou seja, daquilo que foi feito no original, para poder fazer a transposição para o português. E, assim, conseguir não ouvir mais a voz e se ligar na atmosfera que está à sua frente, nas animações que estão na tela.

Rodrigo: É como o bailarino que pratica barra para chegar ao palco e esquecer tudo. Tem que ter muita técnica para chegar ao estúdio e se desprender de tudo o que foi aprendido para que o trabalho flua da forma mais natural possível.

Guia da Semana: Quanto tempo durou para gravar as vozes de Naveen?
Rodrigo: Eu fiz em dois dias.
Garcia: É a média normal de tempo que qualquer ator, com experiência ou não, leva para fazer. O Rodrigo não deu trabalho nenhum. Depois que ele pegou o ritmo, nos divertimos até o final da gravação.

Confira a resenha do filme A Princesa E O Sapo

Atualizado em 6 Set 2011.