Guia da Semana

Acontece entre os dias 20 de outubro e 2 de novembro a 40ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um festival com mais de 322 títulos de cerca de 50 países, em cartaz em dezenas de salas na capital paulistana. Para fãs de filmes de gênero, como o terror, a Mostra é uma grande oportunidade para conhecer nomes que dificilmente chegariam ao circuito comercial, ou para rever clássicos na tela grande.

Confira 6 filmes de terror para ver na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo:

A Atração
(Córki Dancingu, Agnieska Smoczynska, Polônia, 2015, 92 min)

Duas irmãs sereias nadam para fora do mar e acabam parando em uma casa noturna de Varsóvia. Elas são selvagens, bonitas e famintas por vida. Enquanto se tornam estrelas durante a noite, uma delas se apaixona por um jovem baixista, mas a outra prefere continuar enxergando os humanos como jantar.

Possuídos
(Bugs, William Friedkin, EUA, 2006, 102 min)

Agnes, uma garçonete com um passado trágico, vive em um motel decadente com medo de seu ex-marido, que recentemente conseguiu liberdade condicional. Ela começa uma relação com o excêntrico Peter, o que a enche de esperança. No entanto, a linha entre realidade e ilusão se desfaz quando eles descobrem uma infestação de insetos.

Symptom
(Symptoma, Angelos Frantzis, Grécia, 2015, 87 min)

Em um inverno numa ilha isolada, uma enigmática criatura surge. Qualquer um que entra em contato com ela, enlouquece. Os moradores pedem ajuda a uma garota estranha que parece ser a única capaz de enfrentá-la, mas à medida que a guerra avança e a batalha entre bem e mal parece clara, descobre-se que, abaixo da superfície, há vários segredos escondidos.

O Exorcista
(The Exorcist, William Friedkin, EUA, 1973, 132 min)

Uma adolescente é possuída por uma misteriosa e assustadora entidade. Para salvá-la, sua mãe procura a ajuda de dois padres, um dos quais está vivendo uma crise com sua fé.

Invasão Zumbi
(Busanhaeng, Yeong Sang-Ho, Coreia do Sul, 2016, 118 min)

Um misterioso surto viral deixa a Coreia em estado de emergência. Enquanto o vírus não identificado se alastra pelo país, o governo declara lei marcial. Todos que estão no trem expresso para Busan, uma cidade que defendeu com sucesso essa epidemia, devem lutar por sua própria sobrevivência.

Interruption
(Yorgos Zois, Grécia, França, Croácia, 2015, 110 min)

Uma adaptação pós-moderna de uma tragédia grega clássica ocorre em um teatro no centro de Atenas. O público toma seus lugares e o espetáculo começa. De repente, as luzes se apagam. Alguns jovens, vestidos de preto e armados, sobem ao palco, pedem desculpas pela interrupção e convidam a plateia a se juntar a eles. As pessoas são cativadas pela ambivalência da situação, sem saber se o que está acontecendo faz parte da peça ou não.

Por Juliana Varella

Atualizado em 21 Out 2016.