Guia da Semana

Começa nesta quinta-feira a terceira edição da Comic Con Experience (CCXP), maior feira dedicada à cultura pop da América Latina. Mas o que isso significa?

A CCXP é inspirada nas Comic Cons internacionais, eventos que acontecem anualmente em diversas cidades (sendo as mais tradicionais em San Diego e Nova York) e que reúnem novidades nos mercados de cinema, TV, quadrinhos e games. Nessas feiras, são apresentados ao público os principais lançamentos do ano de forma interativa, em stands organizados por estúdios ou em painéis onde acontecem palestras, debates e exibições exclusivas. O evento também funciona como uma vitrine para novos artistas mostrarem seu trabalho e pode abrigar campeonatos de games, cosplay e outras atividades realizadas por fãs.

Em 2016, a CCXP ocupará cerca de 100 mil metros quadrados da São Paulo Expo (antigo Centro de Convenções Imigrantes) entre os dias 1 e 4 de dezembro, onde terá stands de marcas como Disney, Fox, Warner, HBO, Netflix e outros gigantes do entretenimento, além de um time de convidados de cair o queixo.

Confira 10 motivos para não perder a Comic Con Experience 2016:

Convidados internacionais

Milla Jovovich, Vin Diesel, Neil Patrick Harris, Natalie Dormer, Evanna Lynch e Frank Miller estão entre os convidados internacionais que participarão de palestras, bate-papos e sessões de autógrafos com os fãs durante a Comic Con Experience 2016. A lista ainda inclui o elenco das séries “Sense8”, “3%” e “ShadowHunters”, os jovens atores do novo filme dos “Power Rangers”, diretores de “Guardiões da Galáxia Vol.2” e “Moana” e muitos outros artistas.

Pré-estreias

Todos os anos, a CCXP prepara uma pré-estreia exclusiva de algum filme e/ou série para ser exibida durante a programação. Em 2015, por exemplo, o público teve a chance de assistir em primeira mão ao longa “Creed – Nascido Para Lutar” e à série “Ridiculous Six”, original da Netflix. A programação de 2016 ainda não foi divulgada.

Cosplay


Foto:
Facebook (CCXP - Comic Con Experience/Dolci Fotografia)

Um dos charmes das Comic Cons é a presença massiva de cosplayers, que são fãs que se vestem como os personagens de cinema, quadrinhos, TV ou games e agem como eles durante o evento. Além de passearem pelos corredores livremente, os cosplayers também terão um camarim exclusivo e poderão participar de um concurso patrocinado pelo canal SyFy.

Artists’ Alley

Outra atração tradicional da CCXP é o Artists’ Alley, uma área onde são montados corredores com mesas onde artistas (escritores, ilustradores e quadrinistas) podem exibir e vender seus trabalhos, além de conversar diretamente com o público e distribuir autógrafos. Neste ano, estão credenciados 462 artistas, nacionais e internacionais.

Oportunidades para quadrinistas

Além do Artists’ Alley, a CCXP também terá sessões de análise de portifólio de quadrinistas com os principais gestores de talentos do mercado. Estarão presentes representantes da DC Comics, Marvel Digital e Chiaroscuro Studios. Mais informações aqui. http://www.ccxp.com.br/analise-de-portifolio-de-quadrinistas-na-ccxp-2016/

Nostalgia


Foto: CCXP - Comic Con Experience

Um dos destaques da CCXP 2016 é a exibição das 12 armaduras de ouro do anime Cavaleiros do Zodíaco, que foi febre no Brasil nos anos 90, em tamanho real. Além disso, espere encontrar bonecos colecionáveis, pôsteres, vozes de dubladores e outros elementos que o transportarão à infância.

Colecionáveis

A feira também é uma oportunidade para ampliar sua coleção de figuras de ação, estátuas, jogos, HQs e outros itens ligados à cultura pop, à venda em stands de lojas, editoras e importadoras. É possível encontrar raridades e produtos exclusivos, lançados apenas para a CCXP 2016, e garimpar descontos.

Novidades de cinema e TV

Na CCXP, o público tem o primeiro contato com os principais lançamentos dos estúdios para o próximo ano. Em 2016, filmes como “Logan”, “Valerian e A Cidade dos Mil Planetas” e “Kong: Ilha da Caveira” e séries como “Desventuras em Série” serão apresentados por meio de stands interativos, cenas inéditas, trailers e painéis com produtores, distribuidores ou atores.

Homenagem aos 75 anos da Mulher Maravilha

CCXP também é história e, neste ano, a Warner organizará um espaço temático em homenagem aos 75 anos da criação da personagem Mulher Maravilha, heroína que também ganhará um filme solo em 2017. O figurino original usado por Lynda Carter na série de TV estará entre os itens expostos.

Espaço Infantil

Para quem pretende ir à feira com crianças, vale um aviso: o evento é bastante movimentado e é preciso tomar cuidado para não se perder. Felizmente, neste ano haverá um espaço infantil organizado pela Nickelodeon, com monitores, atividades programadas para as crianças, fraldário e banheiro infantil.

Comic Con Experience 2016 (CCXP)

Confira os valores dos ingressos para a CCXP 2016

CCXP: conheça os convidados da 3ª edição da Comic Con brasileira

Natalie Dormer, Milla Jovovich, Evanna Lynch e Vin Diesel estão entre os destaques da programação

Filho de Spock vem ao Brasil participar da CCXP

Adam Nimoy apresentará um documentário em homenagem ao pai na feira nerd

Por Juliana Varella

Atualizado em 29 Nov 2016.