Guia da Semana

A madrugada de 11 de dezembro de 1983 foi decisiva para que aquele fosse considerado O Ano Azul no futebol mundial. À meia-noite, horário de Brasília, os gremistas assistiam ao jogo em que seu time derrotou o Hamburgo da Alemanha, com dois gols de seu maior ídolo, Renato Portaluppi, também conhecido como Renato Gaúcho. Porém, o título de campeão do Mundial Interclubes, conquistado em Tóquio, não veio de forma tão fácil.

Na partida contra o Estudiantes de La Plata, pela Libertadores da América, o time porto-alegrense vencia por três gols de vantagem e cedeu o empate, ficando dependente do América de Cali para ter chances no campeonato. Além disso, após a conquista da Libertadores, o tricolor gaúcho perdeu em um jogo treino para o Novo Hamburgo. No documentário dirigido pelos fanáticos Carlos Gerbase e Augusto Mallmann, os protagonistas contam como driblaram os problemas e tornaram aquele o ano mais importante para o clube.

Entrevistando gente como o presidente Fábio Koff, o treinador Valdir Espinosa, os atletas Renato Gaúcho, Hugo De León, China, Mazaropi, Tarciso, Baidek, Oswaldo e Mário Sérgio, além do massagista Banha e o preparador físico Ithon Fritzen, o documentário 1983: O Ano Azul foi filmado entre 2007 e 2008, e comemora os 25 anos da conquista do mundial. O filme foi produzido pelo grêmio e tem em sua equipe técnica apenas gremistas apaixonados.

1983: O Ano Azul

Diretor: Carlos Gerbase,Augusto Mallmann

País de origem: BRA

Ano de produção: 2009