Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

1983: O Ano Azul

Filme mostra a trajetória vitoriosa do Grêmio até chegar a Tóquio em 1983.

1983: O Ano Azul

Diretor: Carlos Gerbase,Augusto Mallmann

País de origem: BRA

Ano de produção: 2009

A madrugada de 11 de dezembro de 1983 foi decisiva para que aquele fosse considerado O Ano Azul no futebol mundial. À meia-noite, horário de Brasília, os gremistas assistiam ao jogo em que seu time derrotou o Hamburgo da Alemanha, com dois gols de seu maior ídolo, Renato Portaluppi, também conhecido como Renato Gaúcho. Porém, o título de campeão do Mundial Interclubes, conquistado em Tóquio, não veio de forma tão fácil.

Na partida contra o Estudiantes de La Plata, pela Libertadores da América, o time porto-alegrense vencia por três gols de vantagem e cedeu o empate, ficando dependente do América de Cali para ter chances no campeonato. Além disso, após a conquista da Libertadores, o tricolor gaúcho perdeu em um jogo treino para o Novo Hamburgo. No documentário dirigido pelos fanáticos Carlos Gerbase e Augusto Mallmann, os protagonistas contam como driblaram os problemas e tornaram aquele o ano mais importante para o clube.

Entrevistando gente como o presidente Fábio Koff, o treinador Valdir Espinosa, os atletas Renato Gaúcho, Hugo De León, China, Mazaropi, Tarciso, Baidek, Oswaldo e Mário Sérgio, além do massagista Banha e o preparador físico Ithon Fritzen, o documentário 1983: O Ano Azul foi filmado entre 2007 e 2008, e comemora os 25 anos da conquista do mundial. O filme foi produzido pelo grêmio e tem em sua equipe técnica apenas gremistas apaixonados.

Notícias recomendadas

14 filmes teens recém-lançados na Netflix que você deveria dar uma chance

Cinema

13 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em fevereiro de 2020

Cinema

10 filmes imperdíveis em cartaz no feriado de 25 de janeiro de 2020

Cinema

"1917", "Um Lindo dia na Vizinhança" e mais três filmes estreiam nesta semana; Confira!

Cinema

Veja a lista de indicados ao Oscar 2020

Cinema

Motivos para assistir ao filme “O Relatório”, na Amazon Prime Video

Cinema