Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

3 Macacos

Homem é preso para inocentar seu chefe, um político em época de eleição.

3 Macacos

Diretor: Nuri Bilge Ceylan

País de origem: TUR/FRA/ITA

Ano de produção: 2008

Às vésperas das eleições na Turquia, o candidato Servet acaba se envolvendo em um terrível acidente de trânsito. Dirigindo de madrugada em uma estrada deserta, ele atropela e mata alguém que passa. Fugindo sem prestar socorros, ele corre o risco de ter seu carro identificado por uma família que passou pouco depois, o que destruiria qualquer chance sua de ser eleito. Assim, ele tem a ideia de pedir ajuda a seu motorista, Eyüp.

Para o empregado, o político faz a proposta de que ele assuma a responsabilidade do acidente, tendo em troca, além de seu habitual salário, uma grande recompensa ao deixar a prisão. Assim, Eyüp deixa sua família para pagar pelo crime do patrão. Durante esse período, no entanto, seu filho Ismail se mete em confusões e perde a vaga na faculdade. Desejando ter uma vida mais regrada, ele convence a mãe a pedir um adiantamento a Servet para que ele compre um carro.

Apesar de não concordar com o filho, Hacer acaba cedendo e pede o dinheiro. Porém, em troca, o político deseja ter um romance com a mulher e os dois passam a ter um caso. Como no caso dos 3 Macacos sábios, Eyüp nada vê, Ismail não fala nada do que sabe e Hacer não ouve os conselhos de ninguém. Com estas atitudes, a família não será mais a mesma depois que o pai sair da cadeia.

O filme turco 3 Macacos foi indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2008, levando o prêmio de melhor diretor, para Nuri Bilge Ceylan. O longa havia também sido escolhido pela Turquia para representar o país no Oscar 2009 e chegou a ficar entre os nove finalistas, porém não foi indicado ao prêmio de melhor filme estrangeiro.


Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema