Guia da Semana

Na Romênia de 1987, o regime comunista ainda não permite ao povo que desfrute de uma vida tranqüila. A recessão faz com que muita gente trabalhe no mercado negro, vendendo objetos simples como sabonetes ou cigarros, tudo de forma clandestina. Neste cenário, em um colégio interno, duas jovens se preparam para uma jornada bastante arriscada. Uma delas precisa se submeter a um aborto, pois está grávida de 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias.

Gabita arruma tudo para passar os próximos dias em um hotel. É lá que ela e a amiga Odília irão ficar até que tudo esteja bem. Pela insegurança da companheira de quarto, quem toma as medidas para realizar o aborto é Odília, que chama um especialista nisso, que a alerta do grande risco de serem presos. Apesar de ser o dia do aniversário da mãe de seu namorado, a jovem vai ajudar a amiga no que ela precisar. Quando tudo está pronto, elas percebem que o preço a pagar pelo serviço pode ser alto demais.

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, do romeno Christian Mungiu, foi o grande vencedor do Prêmio da Crítica do Festival de Cannes de 2007. Depois do reconhecimento internacional, o filme se tornou plataforma para os ativistas contra e a favor do aborto em todo o mundo. Os contrários tentam mostrar o sofrimento das duas jovens, enquanto os adeptos afirmam que nada de mal aconteceria se fosse uma medida legalizada.

Trailer do filme

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias

Diretor: Cristian Mungiu

País de origem: ROM

Ano de produção: 2007