Guia da Semana

Baseado no livro autobiográfico de William da Silva Lima, um dos principais articuladores da organização criminosa Comando Vermelho, 400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado fala sobre o início da facção, durante a conturbada década de 1970, no Rio de Janeiro.

Após um ousado assalto a banco, William (Daniel de Oliveira), é preso, condenado e levado ao Instituto Penal Cândido Mendes, mais conhecido como Presídio da Ilha Grande, onde presos comuns convivem com presos políticos. A organização, disciplina e companheirismo dos revolucionários de esquerda passam a ser características respeitadas e admiradas pelos outros detentos, que, liderados por William, decidem se unir também, com o lema de Paz, Justiça e Liberdade.

Neste contexto, nasce o Comando Vermelho, inicialmente uma tentativa de melhorar as condições dos detentos e criar uma união entre eles. Em meio a conflitos, fugas e assaltos, William conhece e se apaixona por Tereza (Daniela Escobar), que se torna sua companheira de lutas e de crime.

Convidado para encerrar o Paulínia Festival de Cinema, o filme é a estreia de Caco Souza na direção de longa-metragem, mas não a primeira vez que conta a história de William da Silva Lima. Em 2004, o diretor fez o curta Senhora Liberdade, gravado no presídio Ari Franco, onde o assaltante estava detido na época. As cenas de 400 Conta 1 foram gravadas no Presídio do Ahú, em Curitiba, no Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, e na própria Ilha Grande.

Trailer do filme

400 Contra 1 - A História do Comando Vermelho

Diretor: Caco Souza

Elenco: Daniel de Oliveira, Daniela Escobar, Negra Li, Daniel

País de origem: BRA

Ano de produção: 2009

Classificação: 16 anos