Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

500 Almas

Documentário tenta resgatar memória de tribo indígena do Pantanal.

500 Almas

Diretor: Joel Pizzini

País de origem: BRA

Ano de produção: 2005

Ainda durante os tempos do Brasil Império, foi feito um censo na tribo indígena Guató, no Pantanal Mato-Grossense, e ficou registrado que havia apenas 500 Almas. Nos anos 60, os índios foram considerados extintos. Joel Pizzini, então, realizou em 2005 um documentário para provar que não só os Guatós ainda existem, mas que estão em um número quase igual ao da contagem do século XIX.

Através de documentos e de entrevistas, o diretor analisa a tribo, em que apenas alguns poucos ainda mantém as tradições e o idioma. A partir daí, Pizzini tenta refletir sobre a conservação da identidade e da memória. O documentário mostra como vivem esses índios canoeiros, que têm uma relação muito próxima com a água, e tenta reconstituir um pouco desta cultura que se julgava desaparecida, mas que ainda respira.

500 Almas é o primeiro filme de longa-metragem do cineasta Joel Pizzini. Além disso, é também o primeiro a ser produzido no estado do Mato Grosso do Sul. Além da tribo e da cultura Guató, muitos dos materiais mostrados no filme, como relatos, documentos, imagens e até um dicionário, eram considerados completamente extintos.

Trailer do filme video

Notícias recomendadas

21 filmes com heróis de Stan Lee que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

10 filmes que você precisa assistir na Netflix até o final do ano

Cinema

9 filmes imperdíveis com o ator Eddie Redmayne para assistir hoje mesmo

Cinema

10 filmes sobre educação que você precisa assistir

Cinema

10 filmes que não tiveram tanta repercussão e merecem sua atenção

Cinema

16 filmes lançados em 2018 que você precisa assistir mais de uma vez

Cinema