Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

5x Favela - Agora Por Nós Mesmos

O primeiro longa totalmente feito por jovens moradores de favelas retrata cinco histórias que acontecem em comunidades cariocas.

5x Favela - Agora Por Nós Mesmos

Diretor: Luciana Bezerra,Cacau Amaral,Rodrigo Felha,Wavá Novais,Manaíra Carneiro,Cadu Barcellos,Luciano Vidig

Elenco: Hugo Carvana

País de origem: Brasil

Ano de produção: 2010

Classificação: 14 anos

Muitos filmes já retrataram a favela sob a ótica bandidos, da polícia e da classe média. Em 5X Favela - Agora Por Nós Mesmos é a vez dos moradores do morro apresentarem a sua realidade. Sete jovens cineastas de comunidades do Rio de Janeiro, formados em oficinas profissionalizantes ministradas por profissionais como Walter Salles, Ruy Guerra e Fernando Meirelles, foram os responsáveis pelas histórias que compõem o longa.

Baseado em Cinco Vezes Favela, de 1961, quando cinco jovens da classe média subiram os morros para fazer um filme em episódios, o longa foi apresentado em caráter h ors  concours no Festival de Cannes deste ano. Com um orçamento de R$ 4 milhões, a película contou com a mão de obra de 84 dos 229 participantes das oficinas, que integraram toda a equipe técnica.

O primeiro episódio apresentado é Fonte de Renda, dirigido por Manaíra Carneiro e Wagner Novais. Com o uso do estilo que conta do fim para o início, o filme retrata a história do jovem Maicon (Silvio Guindane), que sonha com a faculdade; algo muito caro para qualquer família pobre da favela. A história tem a presença de Hugo Carvana, como padrinho do rapaz.

Arroz com Feijão, a segunda narrativa, é uma mistura de gêneros feita por Rodrigo Felha e Cacau Amaral. Com um final surpreendente, conta as aventuras do pequeno Wesley (Juan Paiva) que, no dia do aniversário do seu pai, se junta com seu melhor amigo Orelha (Pablo Vinicius) para conseguir algo raro para o jantar: um pouco de carne para misturar ao arroz e feijão.

Luciano Vidigal é o diretor da terceira obra: Concerto Para Violino. Neste, o tráfico de drogas é abordado diretamente, de maneira ríspida e violenta, assim como apresentado em longas conhecidos, como Cidade de Deus, de Fernando Meirelles.

O próximo, Deixa Voar, de Cadu Barcelos, surge com um clima de tensão. Flávio é um adolescente de 17 anos que decide enfrentar o medo e ir até a favela rival para recuperar a pipa de seu amigo.

Luciana Bezerra assina Acende a Luz, o último da série, que traz a mensagem de que vale a pena debochar da vida. Tudo acontece na véspera de Natal, quando toda vizinhança está pronta para comemorar. Porém, o morro está sem luz e o que era para ser uma tragédia se torna cômico em poucos segundos.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

10 filmes indianos que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

16 filmes com Angelina Jolie para maratonar

Cinema

10 filmes incríveis sobre guerra que você precisa assistir 

Cinema

De "Perdido em Marte" a "Green Book: O Guia"; saiba quais são os melhores filmes dos últimos 5 anos

Cinema

Saiba tudo sobre a live-action de "O Rei Leão", que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (18)

Cinema

"O Rei Leão", "Jornada da Vida" e mais dois filmes que estreiam nesta quinta (18); Confira:

Cinema