Guia da Semana

Allan não tem uma vida fácil. Bastante ligado à família, ele tem que se mostrar bem mais responsável do que qualquer outro garoto de 11 anos, principalmente pelo comportamento de seu pai, um cordial vendedor tem uma vida secreta dentro de casa. Quase todas as noites, ele briga com a esposa e ameaça se suicidar em seguida. A mãe de Allan, cansada do drama do marido, já não dá mais atenção a ele, preferindo tomar remédio para dormir.

Resta ao garoto a tarefa de tentar fazer o pai desistir da idéia. Para isso, ele conta quase sempre com sua irmã Sanne, que tem uma forma secreta de sempre consolá-lo. Depois da visita do irmão mais velho, que é expulso de casa por fazer fortes insinuações contra o patriarca, e da jovem ser proibida de se encontrar com Per, seu namorado, Allan será o único a tentar animar o pai, que tem como ponto alto de sua vida os emocionados discursos que pronuncia em velórios.

Baseado no romance de Erling Jepsen, A Arte das Lágrimas recebeu o prêmio de melhor filme pelo júri do Festival de San Sebastian, além de ser selecionado para os festivais de Tóquio, Copenhagen e Toronto. O filme é o primeiro longa-metragem do diretor dinamarquês Peter Schønau Fog.

A Arte das Lágrimas

Diretor: Peter Schønau Fog

País de origem: DIN

Ano de produção: 2006