Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

A Conquista da Honra

A saga de soldados americanos durante a Segunda Guerra é tema do filme, baseado em fatos reais.

A Conquista da Honra

Diretor: Clint Eastwood

Elenco: Ryan Phillippe

País de origem: EUA

Ano de produção: 2006

Classificação: 16 anos

Durante a Segunda Guerra, os Estados Unidos precisavam dominar a ilha de Iwo Jima para avançar e tentar obter algum êxito sobre os japoneses. Estes sabiam do poder estratégico da região, por isso colocaram mais de 20 mil homens para defendê-la. A Conquista da Honra fala sobre uma foto, feita por acaso num dos primeiros dias da invasão, que deu ao imaginário americano uma falsa sensação de vitória, enquanto seus soldados tinham poucas chances. A certeza passada pela imagem foi tamanha que convenceu empresários a apoiarem a guerra e financiá-la, assim, a batalha pôde ser realmente vencida.

O enfermeiro John Brandley, o mensageiro René Gagnon e o indígena Ira Hayes foram os três sobreviventes dos seis soldados presentes na foto em que levantam uma bandeira americana. Para elevar o moral do governo, eles são levados de volta para os Estados Unidos e excursionam pelo país como heróis. Ao mesmo tempo em que precisam pedir que financiem a guerra, lembram dos horrores que passaram nela e como viram soldados inocentes, que a princípio achavam aquilo apenas uma aventura, morrerem em campo.

Clint Eastwood dirigiu A Conquista da Honra ao mesmo tempo em que fez também Cartas de Iwo Jima. Nos dois filmes ele fala sobre a batalha de Iwo Jima, porém, em cada um deles ele mostra um dos lados. O longa foi feito a partir do livro de James Brandley, filho de John, e roteirizado por William Broyles Jr. e por Paul Haggis, que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro nos dois últimos anos por Crash - No Limite e Menina de Ouro.


Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema