Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

À Deriva

Adolescente passa as férias perfeitas na praia até descobrir que seu pai tem uma amante.

À Deriva

Diretor: Heitor Dhalia

Elenco: Débora Bloch

País de origem: BRA

Ano de produção: 2009

Aos 14 anos, Filipa (Laura Neiva) passa as férias em sua casa de praia com os pais e os irmãos. Seu pai, Matias (Vincent Cassel) é como um herói para ela. Francês, naturalizado brasileiro, ele é um importante escritor existencialista, mas sente dificuldades para escrever seu próximo livro, sobre separação e confiança. Ao contrário da mãe, Clarice (Débora Bloch), que sempre está preocupada com o lado prático das coisas, Matias prefere levar uma vida tranquila e se divertir com seus filhos.

Quando não está em eventos sociais com os pais, Filipa sai com um grupo de amigos que também passa as férias no local. Lá, eles aos poucos vão descobrindo juntos os sentimentos e a sexualidade. Um dos garotos, Arthur, demonstra estar interessado na jovem, mas ela ainda não se sente preparada para assumir nenhum tipo de relacionamento maior que uma simples amizade. Assim, ela acaba dando esperanças para a amiga Juliana, que está gostando do rapaz.

Além dos problemas típicos da adolescência, Filipa faz uma descoberta que a deixa À Deriva. Mexendo na gaveta de seu pai, ela fica sabendo que ele tem uma amante, uma americana que mora em uma casa próxima. A confiança que a menina tinha em Matias vai se tornando frágil, e ela não sabe se deve ou não contar para sua mãe. Quanto mais o tempo passa, mais a perfeita vida em família de Filipa se torna insuportável, com os pais brigando todo o tempo. A relação dela com Arthur e com seus pais faz com que aquele seja um verão que mudará totalmente sua vida.

Depois de Nina, baseado em Dostoievsky, e Cheiro do Ralo, adaptado da obra de Lourenço Mutarelli, o cineasta Heitor Dhalia cria um roteiro próprio inspirado na separação de seus pais. Com a proposta de conquistar um mercado internacional, o elenco reúne nomes como de Vincent Cassel, de Senhores do Crime, e Camilla Belle, de 10.000 a.C.. O idioma não foi problema para nenhum, já que ambos falam português fluente e Belle é filha de uma brasileira. Laura Neiva, protagonista do longa, foi descoberta pelo diretor no site de relacionamentos Orkut.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

10 filmes não Blockbusters lançados em 2019 que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes incríveis que valem por sessões de terapia

Cinema

10 filmes que abordam o universo nerd para assistir pelo menos uma vez na vida

Cinema

10 filmes sobre amadurecimento que você deveria assistir

Cinema

10 filmes que as futuras gerações não podem deixar de assistir 

Cinema

10 filmes para quem está ansioso pela estreia de “Joker”

Cinema