Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

A Fita Branca

Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, estranhos eventos perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha.

A Fita Branca

Diretor: Michael Haneke

Elenco: Leoni

País de origem: Austria, França, Alemanha e Itália

Ano de produção: 2009

Classificação: 16 anos

No início do século XX, a população de um pequeno vilarejo alemão é assombrada por uma série de tragédias. Tudo começa quando o médico local é hospitalizado, após seu cavalo tropeçar em um arame colocado na entrada de sua propriedade. Ainda quando a polícia investiga o que aconteceu, uma funcionária da fazenda do Barão sofre um aparente acidente de trabalho e não resiste. As duas fatalidades chocam a todos, mas em algumas semanas a população já começa a esquecer.

Quando o Barão organiza uma grande festa, dois outros incidentes acontecem e voltam a assustar o povo. No mesmo dia em que o filho da funcionária morta destrói uma das plantações do patrão, como forma de vingança, o filho do Barão desaparece. Apenas de madrugada o pequeno Sigi é encontrado, bastante machucado. Mesmo sem nenhuma relação entre o fato e o acidente com o médico, todos acreditam que os culpados sejam os mesmos. Sem saber o que pode ter ocasionado as diversas tragédias, o professor da vila acredita que o que viu ali pode explicar a situação de seu país nos anos seguintes.

Do premiado cineasta Michael Haneke, de A Professora de Piano e Cachè, o longa A Fita Branca foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2009. O filme ainda recebeu o Globo de Ouro de melhor produção estrangeira e é o favorito ao Oscar na mesma categoria, além de receber uma indicação como melhor fotografia no prêmio da Academia de Hollywood, para Christian Berger. Apesar de ter sido totalmente filmado em cores, A Fita Branca foi alterado para branco-e-preto durante a pós-produção.


Trailer do filme

Notícias recomendadas

Conheça os 12 filmes brasileiros que disputam a indicação para o Oscar 2020

Cinema

Tudo sobre o filme “Era Uma Vez Em... Hollywood”

Cinema

15 filmes atuais que se passam em outra década e merecem sua atenção

Cinema

4 motivos para assistir ao filme brasileiro “Simonal”

Cinema

9 filmes perturbadores que talvez você não assista até o final

Cinema

"Era Uma Vez Em... Hollywood", "Noite Mágica" e mais dois filmes estreiam nesta quinta-feira (15); Confira!

Cinema