Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

A Inglesa e o Duque

O diretor Eric Rohmer mostra a amizade entre uma inglesa, monarquista e contrária à Revolução Francesa, e seu ex-amante, um duque que resolve se aliar aos revolucionários para salvar sua vida..

A Inglesa e o Duque

Diretor: Eric Rohmer

País de origem: FRA

Ano de produção: 2001

Quatro anos já haviam se passado desde que o povo invadiu a Bastilha, em 1789. A Revolução Francesa estava caminhando para o seu período negro, em que as maiores atrocidades seriam cometidas em nome da liberdade, da igualdade e da fraternidade. O rei Luís XVI estava preso pelos revolucionários. É neste ambiente que transcorre a ação de A Inglesa e o Duque. Os personagens-título são Grace Elliott (Lucy Russell), uma inglesa que havia sido amante do Príncipe de Gales (depois rei Jorge IV), e um aristocrata francês, o Duque de Orleans (Jean-Claude Dreyfus), primo do rei Luís e pai do futuro rei Luís Filipe. Grace e o duque também foram amantes, mas continuaram amigos depois de terminar a relação.

Grace, aparentemente, é mais monarquista que o próprio duque, e se recusa a deixar a França quando a pereguição aumenta - ela apenas foge de Paris no dia em que o rei é capturado. Ela chega até a desafiar os revolucionários, escondendo em sua casa uma pessoa cuja cabeça era desejada pela população. Enquanto isso, o duque acha que alguns aristocratas a menos não farão mal, e acredita que do Terror poderá vir algo bom. Por um instinto de auto-preservação, ele se alia ao grupo que está no controle, e até vota pela decapitação do primo, apesar de ter prometido o contrário a Grace.

O diretor francês Eric Rohmer baseou seu filme na autobiografia de Grace Elliott, que ele encontrou na década de 90. Curiosamente, Rohmer optou por não usar cenários em três dimensões para reproduzir a Paris do fim do século XVIII. Em vez disso, ele usou pinturas com perspectiva. O resultado pode não parecer 100% real, mas acrescenta um ar diferente à narrativa.

Notícias recomendadas

5 motivos para conferir a 9ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema

Cinema

Pipoca com sabor inspirado nas sobremesas do Outback entra no cardápio do Drive Park por tempo limitado; saiba tudo!

Cinema

"Cine África Em Casa" exibe filmes africanos com bate-papo virtual; saiba mais!

Cinema

10 cinemas drive-in em São Paulo para conhecer e curtir um momento de lazer

Cinema

Arena Estaiada Drive-In inaugura em São Paulo nesta sexta-feira (12); saiba mais sobre ingressos e sessões

Cinema

Cinema drive-in voltou; veja onde encontrar no Brasil

Cinema