Guia da Semana

Afastado da civilização, o escritor Antonio vive apenas com três empregados em uma grande fazenda no norte da Patagônia. Com 85 anos, ele se recusa a ter um ritmo de vida adequado a sua idade, o que resulta em um sério problema cardíaco, que o obriga a ficar de cama enquanto seu frágil corpo se recupera. Isto acontece justamente quando ele está prestes a receber a visita de seu filho, Pablo, pianista famoso que vive na Europa.

No dia da visita do filho, Antonio contrata um profissional para afinar o piano que há muitos anos não é tocado, e pede que suas empregadas arrumem a casa e preparem o quarto de hóspedes, tirando de lá tudo que não é útil. Ele ainda insiste que elas deixem preparado seu terno, para estar apresentável, e manda tirar da adega uma garrafa de champanhe que guarda há mais de 40 anos para uma ocasião especial. Tudo para que a visita aconteça da melhor forma possível.

Dirigido pelo Argentino Carlos Sorín, A Janela foge do padrão dos filmes do cineasta. Enquanto outros, como O Cachorro e Histórias Mínimas, se passam em diversos cenários distantes, este acontece apenas em um mesmo local. Para o elenco, o diretor preferiu usar não-atores. Para isso, contratou pessoas que realizavam na vida real um papel parecido com o que ele precisava para o filme, chamando, por exemplo, um afinador de piano, para o papel do afinador, e um escritor de 85 anos para viver o protagonista.

Trailer do filme

A Janela

Diretor: Carlos Sorin

País de origem: ARG/ESP

Ano de produção: 2008

Classificação: Livre