Guia da Semana

François (Philippe Marlaud) tem 20 anos, trabalha à noite numa central de triagem dos correios e namora Anne (Marie Rivière), uma mulher de 25. Uma manhã, quando ele vai deixar um recado na casa da namorada sobre um conserto, a vê saindo do prédio acompanhada por um homem: no caso, um ex-namorado dela. Mas ela não havia dito que ele tinha ido embora três meses atrás? Para piorar, Anne não atende os telefonemas do namorado em seu escritório e, no almoço, se recusa a comentar qualquer coisa e sequer dá um beijo em François, dizendo que os dois conversarão em alguns dias.

O que François não sabe é que o aviador Christian visitou Anne justamente para lhe dizer que não se verão nunca mais: sua mulher vem morar em Paris, ela está grávida, os dois se amam e ficarão juntos. É verdade que Anne também não colaborou ao nem tentar tranqüilizar o namorado, que suspeita de uma traição; por isso, François decide seguir Christian, que está acompanhado de uma outra mulher. No caminho, topa acidentalmente com a jovem Lucie (Anne-Laure Meury), que, ao saber da história de François, resolve ajudá-lo a descobrir o que está acontecendo - e, sinceramente, Lucie é muito mais bonita e simpática que Anne.

A Mulher do Aviador não é muito diferente dos outros filmes de Eric Rohmer que têm estreado nas salas brasileiras: a ação é menos importante que as reflexões que surgem durante o longa. Uma amiga de Anne faz uma defesa do casamento ao saber que a colega tem horror a esse tipo de compromisso; Lucie diz a François que, por mais que os homens acreditem ou queiram acreditar no contrário, são as mulheres que decidem nos relacionamentos. São diálogos desse teor que constituem o interesse do filme, mais que o seu enredo.

A Mulher do Aviador

Diretor: Eric Rohmer

País de origem: FRA

Ano de produção: 1980

Classificação: 14 anos