Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

A Música Segundo Tom Jobim

Documentário evidencia universalidade da obra do compositor ao apresentar suas canções nas vozes de intérpretes diversos.

A Música Segundo Tom Jobim

Diretor: Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim

Elenco: Documentário

País de origem: Brasil

Ano de produção: 2011

Classificação: Livre

Uma amostra da grandiosa obra de Tom Jobim é apresentada no documentário musical assinado por Nelson Pereira dos Santos. São cerca de 90 minutos de notas, acordes e vozes de diferentes intérpretes das canções do maestro, que é considerado por muitos o maior nome da música brasileira (ao lado de Heitor Villa-Lobos).

>> Confira as estreias da semana
>> Veja os filmes que estão em cartaz
>> Saiba quais foram os filmes mais vistos do fim de semana

Nenhuma palavra está presente em "A Música Segundo Tom Jobim", filme também dirigido por Dora Jobim, neta do compositor. "O extraordinário universo da música de Antonio Carlos Jobim não cabe em palavras" é a ideia que permeia essa narrativa cinematográfica. Assim, nenhum depoimento, falas do homenageado ou mesmo identificação dos cantores fazem parte do filme, durante as performances apresentadas.

O foco são as canções marcantes na trajetória do músico, escolhidas dentre um repertório que passa de 200 composições, segundo a co-diretora. Durante a sucessão de perfomances, Tom Jobim e outros intérpretes se revezam na execução de músicas como Chega de Saudade, Garota de Ipanema e Desafinado, e demonstram a universalidade do maestro que se consagrou ícone da Bossa Nova.

É possível conferir cantores brasileiros e estrangeiros em apresentações memoráveis, muitas vezes desconhecidas do grande público. Entre eles: Gal Costa, Agostinho dos Santos, Henri Salvador, Vinicius de Moraes, Ella Fitzgerald, Sammy Davis Jr, Judy Garland, Chico Buarque e Miúcha, que inclusive assina o roteiro do filme ao lado do diretor.

Outro destaque do documentário, cuja direção musical é assinada por Paulo Jobim, é que a ordem cronológica de criação das composições foi respeitada durante a sequência. Além disso, fotografias de Tom Jobim em diversos momentos de sua vida aparecem intercaladas com imagens de paisagens do Rio de Janeiro e a movimentação dos homens e mulheres nas praias da cidade nos anos 60.

* Confira crítica sobre o filme "A Música Segundo Tom Jobim"


Trailer do filme

Notícias recomendadas

"Cine África Em Casa" exibe filmes africanos com bate-papo virtual; saiba mais!

Cinema

6 cinemas drive-in em São Paulo para conhecer e curtir um momento de lazer

Cinema

Arena Estaiada Drive-In inaugura em São Paulo nesta sexta-feira (12); saiba mais sobre ingressos e sessões

Cinema

Cinema drive-in voltou; veja onde encontrar no Brasil

Cinema

Plataforma de cinema online inova ao exibir filmes inéditos e exclusivos; saiba tudo!

Cinema

5 motivos para conferir o festival de cinema online "We Are One: A Global Film Festival"

Cinema