Guia da Semana

Guia da Semana

A Golden Gate, em San Francisco, é uma das construções que mais atraem turistas no oeste dos EUA. A Ponte exerce tanto fascínio nas pessoas, que muitas delas a escolhem para terminar suas vidas. Mais do que em qualquer outro lugar do mundo, é nela que ocorre o maior número de suicídios. Para tentar entender, o cineasta Eric Steel entrevistou as famílias e amigos de muitas dessas vítimas, além de algumas pessoas que tentaram, mas não conseguiram morrer na ponte.

Além dos depoimentos, o filme conta com imagens da Golden Gate, que foi observada pela equipe durante todo o ano de 2004. Dentre estas cenas, as câmeras chegam a flagrar momentos em que pessoas se matam. O documentário procurou também as testemunhas de alguns destes suicídios, gente comum que passava pelo local quando foram surpreendidos pelo ato desesperado.

Eric Steel usou duas câmeras em cada lado para registrar A Ponte durante o ano todo. Ele e sua equipe tinham uma lista com atitudes suspeitas que os suicidas poderiam cometer antes de se jogarem. Se eles vissem algo que se encaixasse nesta relação, chamavam imediatamente a polícia, que iria resgatar a pessoa antes do suicídio. Mesmo assim, as câmeras registraram diversas mortes, dentre as 24 ocorridas durante 2004.

Trailer do filme

A Ponte

Diretor: Eric Steel

País de origem: EUA/ING

Ano de produção: 2006