Guia da Semana

Catherine (Gwyneth Paltrow) abdicou os estudos, a diversão e entregou sua vida para cuidar do pai doente de esclerose. Robert (Anthony Hopkins) é um brilhante matemático que escreveu centenas de manuscritos e teorias inovadoras. Os dois viveram isolados por vários anos, até que Robert morre e não recebe a visita de nenhum familiar no funeral.

Mesmo sem nem ter terminado a faculdade, Catherine exibe uma surpreendente habilidade com os números. Ela, porém, teme ter herdado não só a genialidade de Robert, mas também o seu desequilíbrio mental. Ainda mais quando começa a ter diálogos com o pai morto, que ela acredita ainda viver com ela. Na véspera do seu aniversário de 27 anos, fica ainda mais atordoada com o aparecimento da irmã Claire e com a visita de Hal (Jake Gyllenhaal), um ex-aluno do intelectual. A chegada dos dois personagens promove drásticas mudanças na vida e no futuro da jovem.

Hollywood já abordou muitas outras vezes o tema da genialidade e dos distúrbios mentais, como em Uma Mente Brilhante (2001), O Aviador (2004), As Horas (2002) e Sylvia - Paixão Além das Palavras (2003). O filme é baseado na peça de David Auburn, vencedora do prêmio Pulitzer na categoria drama e de três estatuetas Tony na Broadway de melhor peça, melhor diretor e melhor atriz para Mary Louise Parker. Gwyneth Paltrow já havia interpretado Catherine no teatro e foi indicada a melhor atriz - drama no Globo de Ouro pelo papel no cinema. Esta é a segunda vez que ela e o diretor John Madden trabalham juntos. A primeira foi em Shakespeare Apaixonado (1998).

A Prova

Diretor: John Madden

Elenco: Gwyneth Paltrow, Jake Gyllenhaal, Anthony Hopkins

País de origem: EUA

Ano de produção: 2005

Classificação: 12 anos