Guia da Semana

No mês de abril de 1945, os russos dão os golpes finais no nazismo. Os inimigos tomam a capital Berlim e deixam os oficiais alemães desorientados. Neste cenário, Adolf Hitler passa seus dias entrincheirado num bunker embaixo da terra, uma resistente construção de cimento a prova de bombas e ataques. É lá, ao lado da mulher Eva Braun, de assessores e da secretária Traudl Junge que o führer aposta suas últimas fichas no regime instalado no país.

Alheia aos atos perversos de Hitler, a secretária Traudl Junge conviveu muito próxima ao ditador nos anos antes de sua morte. Ela o acompanhava em todos os momentos e redigiu o testamento ditado por ele. Em 1942, ela foi levada junto com um grupo de moças no meio da noite ao quartel-general do ditador. Escolhida para o trabalho, a secretária de Hitler vê a derrocada do regime com os inocentes olhos de quem não sabe exatamente o que acontece no lado de fora.

Criticado por mostrar um lado mais humano do ditador nazista, A Queda - As Últimas Horas de Hitler concorreu ao Oscar 2005 de melhor filme estrangeiro. Traudl Junge, que foi entrevistada no documentário Eu Fui a Secretária de Hitler, é também a personagem condutora do longa. O ator suíço Bruno Ganz fez uma completa preparação para interpretar o führer. Ele estudou desde o modo de falar do ditador até como se comportam pessoas portadoras de mal de Parkinson.

A Queda - As Últimas Horas de Hitler

Diretor: Oliver Hirschbiegel

País de origem: ALE/ITA/AUS

Ano de produção: 2004

Classificação: 16 anos