Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

A Queda - As Últimas Horas de Hitler

O longa mostra a queda do regime nazista e os últimos dias do ditador.

A Queda - As Últimas Horas de Hitler

Diretor: Oliver Hirschbiegel

País de origem: ALE/ITA/AUS

Ano de produção: 2004

Classificação: 16 anos

No mês de abril de 1945, os russos dão os golpes finais no nazismo. Os inimigos tomam a capital Berlim e deixam os oficiais alemães desorientados. Neste cenário, Adolf Hitler passa seus dias entrincheirado num bunker embaixo da terra, uma resistente construção de cimento a prova de bombas e ataques. É lá, ao lado da mulher Eva Braun, de assessores e da secretária Traudl Junge que o führer aposta suas últimas fichas no regime instalado no país.

Alheia aos atos perversos de Hitler, a secretária Traudl Junge conviveu muito próxima ao ditador nos anos antes de sua morte. Ela o acompanhava em todos os momentos e redigiu o testamento ditado por ele. Em 1942, ela foi levada junto com um grupo de moças no meio da noite ao quartel-general do ditador. Escolhida para o trabalho, a secretária de Hitler vê a derrocada do regime com os inocentes olhos de quem não sabe exatamente o que acontece no lado de fora.

Criticado por mostrar um lado mais humano do ditador nazista, A Queda - As Últimas Horas de Hitler concorreu ao Oscar 2005 de melhor filme estrangeiro. Traudl Junge, que foi entrevistada no documentário Eu Fui a Secretária de Hitler, é também a personagem condutora do longa. O ator suíço Bruno Ganz fez uma completa preparação para interpretar o führer. Ele estudou desde o modo de falar do ditador até como se comportam pessoas portadoras de mal de Parkinson.

Notícias recomendadas

14 filmes teens recém-lançados na Netflix que você deveria dar uma chance

Cinema

13 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em fevereiro de 2020

Cinema

10 filmes imperdíveis em cartaz no feriado de 25 de janeiro de 2020

Cinema

"1917", "Um Lindo dia na Vizinhança" e mais três filmes estreiam nesta semana; Confira!

Cinema

Veja a lista de indicados ao Oscar 2020

Cinema

Motivos para assistir ao filme “O Relatório”, na Amazon Prime Video

Cinema