Guia da Semana

A repórter Bitsey Bloom (Kate Winslet) conseguiu três sessões de entrevistas com o professor David Gale (Kevin Spacey), que está no corredor da morte por ter estuprado e assassinado uma colega, Constance (Laura Linney). A condenação do professor, que deve ser executado em uma semana, esconde dentro dela uma ironia: Gale é um ativista anti-pena de morte, e Constance também tinha a mesma militância.

Nas entrevistas, Gale conta sua vida a Bitsey: seu casamento fracassado, os problemas com a bebida e o relacionamento com o filho. Ele também diz que não matou Constance; o julgamento foi armado pelos defensores da pena de morte, que gostariam de mostrar a incoerência daqueles que a condenam. Bitsey se convence da inocência de Gale, e começa a investigar, com a ajuda de um estagiário da revista onde trabalha. Mas o tempo corre contra eles, já que a execução do professor está próxima.

A história de A Vida de David Gale é ambientada no Texas - uma escolha um tanto óbvia, já que este é o estado norte-americano onde mais pessoas são executadas. Apesar de muita gente envolvida na produção ser contra a pena de morte, o filme não chega a ter uma plataforma (como o ótimo Os Últimos Passos de um Homem), mas é um suspense sobre a possibilidade de manipulação da justiça. A direção é de Alan Parker, de The Commitments - Loucos Pela Fama e Evita.

A Vida de David Gale

Diretor: Alan Parker

Elenco: Laura Linney, Kevin Spacey, Kate Winslet

País de origem: EUA

Ano de produção: 2003

Classificação: 16 anos