Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

A Vida dos Outros

Filme retrata histórias de personagens que eram observados pelo governo comunista durante a Guerra Fria.

A Vida dos Outros

Diretor: Florian Henckel von Donnersmarck

País de origem: ALE

Ano de produção: 2006

Classificação: 12 anos

Em 1984, quando o muro de Berlim ainda estava intacto e a Alemanha era dividida em duas, o autor teatral Georg Dreyman acredita fielmente no socialismo da República Democrática Alemã (RDA), se mantendo como um dos poucos intelectuais insuspeitos. Sedento pelo poder, o Ministro da Cultura Bruno Hempf decide investigar o autor, que, se tiver algum podre escondido, pode lhe render maiores cargos, além de mais liberdade em na relação com sua amante, a atriz fetiche e namorada de Dreyman, Christa-Maria Sieland.

O oficial designado para a missão é Gerd Wiesler, o melhor interrogador da Stasi, a polícia política do regime. Vigiando momentos íntimos da vida de Dreyman, o agente passa a entender como os intelectuais enxergam a RDA, e passa ele mesmo a questionar os métodos usados, de invadir A Vida dos Outros. Quando um grande amigo de Georg se mata e ele descobre que o regime esconde os registros de suicídio, o escritor decide publicar secretamente um artigo sobre isto no Ocidente. Wiesler, então, terá que escolher de que lado irá ficar.

O alemão A Vida dos Outros é o grande vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2007. Para seu primeiro longa, o diretor Florian Henckel von Donnersmarck teve um árduo trabalho. Para garantir um comprometimento histórico, ele passou quatro anos entre pesquisas e criando o roteiro, chegando mesmo com vítimas e membros do Stasi. Com o roteiro pronto, não foi difícil garantir a presença de alguns dos melhores atores alemães, além de uma equipe renomada.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

"Terremoto", "Tel Aviv em Chamas" e mais seis filmes estreiam nos cinemas nesta quinta-feira (12); saiba mais!

Cinema

16 filmes imperdíveis para assistir no primeiro semestre de 2020

Cinema

10 filmes de terror e suspense para assistir em 2020

Cinema

"Fim de Festa", "Seberg Contra Todos" e mais quatro filmes chegam aos cinemas nesta semana; saiba mais!

Cinema

18 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em março de 2020

Cinema

"Você Não Estava Aqui", "O Homem Invisível" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (27); Saiba mais!

Cinema