Guia da Semana

Quando está desenvolvendo as cenas finais de seu novo filme, Adágio Sostenuto, a cineasta Anna Maria Morelli (Dedina Bernardelli) discute com o roteirista, José Morelli (Alexandre Borges), com quem é casada há 15 anos. Contando a história de amor de um casal de professores aposentados, ele sugere que o filme termine com os dois cometendo suicídio em uma praia, deixando clara a ideia de transcendência do amor. Por não acreditar na eternidade do sentimento, Anna não aceita a cena.

Sete meses após a discussão, as filmagens estão prestes a serem concluídas, faltando apenas uma cena, justamente a da praia com a versão de Anna. Porém, na véspera do esperado dia, José é assassinado e a cena é adiada. Nas três semanas que se seguem até o momento em que, enfim, será terminado o filme, Anna começa a entender o que seu marido gostaria de dizer com a eternidade do amor, e sente que o filme é sobre eles dois.

Com direção e roteiro de Pompeu Aguiar, o filme Adágio Sostenuto tenta prestar uma homenagem ao cinema, recuperando técnicas e temas tanto de filmes mudos, como dos mais atuais, do Cinema Novo. Na linguagem musical, o termo adágio sostenuto significa um movimento lento e sustentado.

Trailer do filme

Adagio Sostenuto

Diretor: Pompeu Aguiar

Elenco: Alexandre Borges

País de origem: BRA

Ano de produção: 2008