Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Adeus, Minha Rainha

Triângulo amoroso feminino guia filme francês sobre Maria Antonieta.

Adeus, Minha Rainha

Diretor: Benoît Jacquot

Elenco: Léa Seydoux, Diane Kruger, Virginie Ledoyen

País de origem: França

Ano de produção: 2012

Maria Antonieta, a rainha mais polêmica da história francesa, vive um triângulo amoroso com uma duquesa e uma jovem serviçal no novo filme de Benoît Jacquot. Adeus, Minha Rainha será exibido durante o Festival Varilux de Cinema Francês antes de entrar em cartaz no circuito comercial, no segundo semestre de 2013.

+ Confira as estreias da semana

Enquanto o povo se rebela contra o reinado de Luís XVI no início da Revolução Francesa, a corte de Versalhes se apega a uma rotina frívola e alienada. O ano é 1789 e, aos poucos, notícias da tomada da Bastilha começam a chegar, acompanhadas de uma lista com cabeças a cortar. No topo dessa lista está a rainha, vivida por uma caprichosa e amargurada Diane Kruger. Ao contrário de outras interpretações (como a de Kirsten Dunst no filme de Sofia Coppola), a Maria Antonieta de Kruger reage à vida do palácio com frieza e se desespera, apenas, diante de um amor impossível.

Como ela, quase todos os membros da corte evitam se mirar nos olhos – exceto numa cena, quando uma mulher olha diretamente para a câmera, quebrando todas as expectativas e deixando transbordar o sentimento de repressão que domina o filme. Quem também ousa observar a corte é a ingênua Sidonie Laborde (Léa Seydoux), encarregada de ler para a rainha os romances mais adequados ao seu humor. Devota, Sidonie sonha ter o lugar de Gabrielle (Virginie Ledoyen), duquesa e amante de Antonieta. É pelo ponto de vista de Sidonie que vivemos a história da rainha.

Jacquot coloca o público dentro dos corredores do palácio, espiando por portas entreabertas e marchando com a multidão para ver o rei. Não há segredos em Versalhes, apesar das maquiagens carregadas e perucas volumosas. Também não há amizade: cada um deverá fazer as escolhas certas para sobreviver à revolução.


Trailer do filme video

Notícias recomendadas

7 filmes de Ano Novo para entrar no clima de festas

Cinema

10 filmes de X-Mens que você deveria assistir

Cinema

10 filmes imperdíveis com a atriz Glenn Close

Cinema

15 suspenses atuais que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes clichês de Natal que você precisa ver pelo menos uma vez na vida

Cinema

10 filmes imperdíveis que se passam na selva

Cinema