A tristeza de Smart não dura muito, já que a agência é atacada por membros da KAOS, uma organização terrorista russa, que ainda sobrevive depois do fim da guerra fria. Como todos os agentes estão vulneráveis pelo roubo de documentos, é dada a Smart a missão e ele se torna o Agente 86. Inexperiente, ele contará com a ajuda da bela Agente 99 (Anne Hathaway), que tem sua identidade protegida por ter acabado de sair de uma cirurgia plástica.
O que sobra de talento e destreza na espiã, falta no atrapalhado Smart. Mas juntos, os dois terão de ir até a Rússia para descobrir quem são os mentores do ataque. Lá eles se deparam com o perigoso Ladislas Krstic e com o ainda mais perigoso Siegfried (Terence Stamp), que conta com o apoio incondicional de Shtarker, além de ter como capangas homens de força descomunal. 86 e 99 terão então que encontrar uma forma de lutar para que os planos de Siegfried de matar o presidente americano e dominar o mundo não se realizem.
Baseado em uma famosa série de televisão dos anos 60, o filme Agente 86 é produzido pelo cineasta Mel Brooks, o mesmo que produziu a série. Como muito dos acessórios usados pelo Smart da televisão hoje não tem utilidade, como um telefone-sapato, muito menos prático que um celular, o agente utiliza outros aparelhos, mas é feita uma homenagem durante o longa aos antigos, já que a idéia não era recriar o ambiente do seriado, mas dar uma roupagem totalmente nova à história. As filmagens foram cogitadas em 1998, quando o ator Jim Carrey era o mais cotado para viver o personagem.
Trailer do filme
Agente 86
Diretor: Peter Segal
Elenco: Anne Hathaway, Eve, Steve Carell
País de origem: EUA
Ano de produção: 2008
Classificação: 14 anos