Guia da Semana

Guia da Semana

Esta é a nova Europa: quando o jovem francês Xavier (Romain Duris) tem de tomar algumas decisões importantes na vida, ele resolve seguir um conselho e passar um ano em Barcelona. Afinal, aprender espanhol nos tempos de União Européia ajuda, e a experiência de viver longe de casa sempre é edificante. Já na capital catalã, ele conta com a generosidade de um casal de compatriotas, Jean-Michel e Anne-Sophie, mas logo depois encontra vaga no Albergue Espanhol.

O lugar é, literalmente, o "caldeirão de culturas": além do francês, vivem lá a inglesa Wendy e seu irmão William; o italiano Alessandro; o dinamarquês Lars e sua namorada espanhola, Soledad; o alemão Tobias; e, chegando depois, a belga Isabelle, que é lésbica. Nessa confusão tremenda, os jovens fazem de tudo para se entender, levando a situações como um esforço internacional para avisar Wendy, na cama com outro homem, que seu namorado acabou de chegar - inesperadamente. Xavier, por sua vez, se apaixona por Anne-Sophie, apesar dela ser casada e apesar dele ter deixado uma namorada na França, Martine (Audrey Tautou, de O Fabuloso Destino de Amélie Poulin).

O filme de Cédric Klapisch, exibido com sucesso na Mostra BR de Cinema de 2003, fica mais nos romances (e traições) dos personagens que no conflito de culturas propriamente dito. A atriz Cécile de France, que interpreta Isabelle, recebeu um prêmio César de melhor novata pelo seu papel neste longa.

Albergue Espanhol

Diretor: Cédric Klapisch

Elenco: Audrey Tautou

País de origem: FRA/ESP

Ano de produção: 2002

Classificação: 14 anos