Guia da Semana

Na Paris de 1969, um grupo de jovens dedica-se ao consumo do ópio e relembra os acontecimentos do ano anterior, quando, nas ruas, tentaram tornar a revolta uma obra de arte movida por paixões e ideais. Doze meses depois, porém, nada havia mudado substancialmente - não havia motivos para comemorar e bebidas e drogas permeavam dias e noites. O pensamento que ainda era possível alterar as bases de uma sociedade que não lhes parecia justa e atraente permanecia.

Entre os personagens, estão François Dervieux e Lilie, que, em meio a toda descoberta de um sonho acabado, começam a viver uma intensa história de amor. Nos momentos em que ficam juntos, praticamente esquecem suas frustrações. E celebram uma vida não ideal, mas possível.

No papel de François Dervieux está o ator Louis Garrel, que já fez Os Sonhadores, longa-metragem sobre temas muito próximos. Jean-Michel Frodon, editor-chefe da Cahiers Du Cinéma, a mais importante publicação francesa sobre cinema, escreveu que é o primeiro longa de ficção a retratar fielmente os fatos daqueles anos. Segundo ele, "como todo grande filme, Amantes Constantes não responde, mas coloca boas questões na mesa".

Amantes Constantes

Diretor: Philippe Garrel

País de origem: FRA

Ano de produção: 2005

Classificação: 14 anos