Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Amor?

Longa de João Jardim aborda as relações amorosas que são pautadas pela violência.

Amor?

Diretor: João Jardim

Elenco: Eduardo Moscovis

País de origem: Brasil

Ano de produção: 2010

Vencedor do Prêmio do Júri Popular e do Prêmio Vagalume do 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o longa-metragem Amor? é uma espécie de híbrido entre documentário e ficção. Dirigido por João Jardim (de Janela da Alma, Pro Dia Nascer Feliz e Lixo Extraordinário), o filme parte da premissa de Charles Baudelaire de que "o mais irritante no amor é que se trata do tipo de crime que exige um cúmplice".

O tema e foco da película são as relações amorosas pautadas pela violência, seja qual a forma em que ela se manifesta. A trama apresenta relatos verdadeiros de quem já viveu relacionamentos em que a violência era parte de um cotidiano muitas vezes doentio, e em outras vezes foi a gota d'água para o despertar de uma nova fase.

Devido à delicadeza do tema, em vez de revelar as identidades dos entrevistados, João Jardim traz atores e atrizes interpretando os depoimentos, impossibilitando o filme de ser classificado como documentário ou ficção. O elenco conta com Lilia Cabral, Eduardo Moscovis, Leticia Collin, Cláudio Jaborandy, Silvia Lourenço, Fabiula Nascimento, Mariana Lima, Ângelo Antônio e Júlia Lemmertz.

Para o processo de pesquisa e seleção dos entrevistados, Jardim contou com o trabalho de Renée Castelo Branco. A fase de pesquisa, realizada em centros, organizações e delegacias, consumiu um ano de trabalho. Foram gravadas 50 entrevistas. Destas, oito foram selecionadas para serem interpretadas pelos atores.


Trailer do filme

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema