Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Anti-Herói Americano

Biografia do cartunista Harvey Pekar, que ao lado de Robert Crumb criou uma série de quadrinhos que analisava o cotidiano das pessoas..

Anti-Herói Americano

Diretor: Shari Springer Berman e Robert Pulcini

Elenco: Paul Giamatti

País de origem: EUA

Ano de produção: 2003

Classificação: 14 anos

Harvey Pekar (Paul Giamatti) trabalha como arquivista de um hospital. Ele sofre de um transtorno obsessivo-compulsivo, e decide sair da sua apatia com um novo hobby: ao conhecer o desenhista Robert Crumb, Harvey é iniciado no mundo da arte. A má notícia: ele desenha muito mal. A boa notícia: Crumb fica surpreso com a criatividade de Harvey para tratar do cotidiano.

Logo Harvey se torna famoso ao escrever a série American Splendor, desenhada por Crumb: não é o tipo de sucesso de gibi de super-herói Marvel; suas obras são idolatradas no mundinho underground dos anos 70, e os fãs aumentam com o passar dos anos. Seu sucesso atrai a atenção de Joyce (Hope Davis), dona de uma loja de quadrinhos. Os dois divórcios anteriores de Harvey não a espantam e os dois se casam rapidamente, mas a nova situação não muda muito seu jeito rabugento. Ele só pensará na vida quando descobrir que tem uma doença grave.

Indicado ao Oscar de roteiro adaptado e ao Globo de Ouro de atriz coadjuvante para Hope Davis em 2004, Anti-Herói Americano mistura fato e ficção, e os próprios Harvey Pekar e Joyce Brabner fazem aparições na fita, seja em imagens de arquivo ou feitas especialmente para o filme. Algumas cenas inclusive são feitas como história em quadrinhos, adicionando um toque de criatividade ao longa.

Notícias recomendadas

10 filmes não Blockbusters lançados em 2019 que você não pode deixar de assistir

Cinema

10 filmes incríveis que valem por sessões de terapia

Cinema

10 filmes que abordam o universo nerd para assistir pelo menos uma vez na vida

Cinema

10 filmes sobre amadurecimento que você deveria assistir

Cinema

10 filmes que as futuras gerações não podem deixar de assistir 

Cinema

10 filmes para quem está ansioso pela estreia de “Joker”

Cinema