Guia da Semana

Tracy (Evan Rachel Wood) chegou Aos Treze anos sem atropelos. É verdade que foi criada sem o pai por perto, e a mãe, Melanie (Holly Hunter), participa de sessões dos Alcoólicos Anônimos. Mas ainda assim ela consegue notas boas na escola. Tracy, no entanto, como quase todo adolescente, mede sua auto-estima em termos de aceitação. E o que ela quer é fazer parte do grupinho de Evie (Nikki Reed), a menina mais popular e bonita da escola, sempre com roupas de fazer inveja às outras garotas.

Quando Tracy consegue, enfim, ser levada a sério por Evie, ela se deixa influenciar tanto que, num piscar de olhos, está roubando em lojas, traficando e usando drogas, e tendo todo tipo de comportamento irresponsável com os meninos, de sua idade ou mais velhos. Evie acaba até se mudando para a casa de Tracy! E, no meio desse turbilhão, o relacionamento de Melanie com a filha tem tudo para chegar a um nível insuportável.

Se é verdade que a história de Tracy não é o padrão para os adolescentes, também é verdade que não é tão rara assim. Prova disso é a própria Nikki Reed, que interpreta Evie e escreveu o roteiro, inspirado na sua própria história. No filme, ela é o mau exemplo; na vida real, foi a garota que se deixou levar por ele. A diretora Catherine Hardwicke descobriu a história quando namorava o pai de Nikki e sugeriu que ela escrevesse um diário. Ao contrário dos Estados Unidos, no Brasil a censura deixará que os adolescentes assistam ao longa - normalmente eles são barrados de filmes como esse, com o qual poderiam aprender muito.

Aos Treze

Diretor: Catherine Hardwicke

País de origem: EUA

Ano de produção: 2003

Classificação: 14 anos