Guia da Semana

Quando seu pai morre, Ana (Juliette Binoche) se nega a receber a herança. De raízes judias, eles nunca deram muita atenção para o fato, mas após a morte do importante professor, a mulher precisa encarar seu passado. Com a visita de seu irmão adotivo na França, para o enterro, ela se vê obrigada a acompanhar a leitura do testamento, e acatar o pedido de seu pai.

Quando mais nova, Ana havia dado para a adoção sua filha, que foi parar no Oriente Médio, em plena Faixa de Gaza. No momento em que ela volta ao local para tentar ter de volta a menina, os soldados israelenses travam uma batalha com seu próprio povo, expulsando os judeus do local. A dificuldade de Ana aumenta quando ela descobre que o líder destes soldados é justamente o seu irmão.

Apesar de ser de 2007, Aproximação só é lançado no Brasil em 2010, quando o diretor, o israelense Amos Gitai, já havia realizado mais três filmes. Amos é considerado o maior cineasta de Israel e sempre trata em suas obras as questões do conflito entre judeus e palestinos.

Aproximação

Diretor: Amos Gitai

País de origem: FRA/ISR/ALE/ITA

Ano de produção: 2007