Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Aquele Querido Mês de Agosto

Misto de documentário e ficção mostra cultura do interior de Portugal.

Aquele Querido Mês de Agosto

Diretor: Miguel Gomes

País de origem: POR

Ano de produção: 2008

Em uma pequena cidade do interior de Portugal, a jovem Tânia passa por um grande dilema. Cantora de uma pequena banda, ela se apaixona pelo também músico Hélder. O amor dos dois, no entanto é impossível. Além de eles serem primos, a jovem esconde um terrível segredo de seu passado: sua mãe foi abduzida quando ela era pequena, o que causou uma complicada relação entre a cantora e seu pai, que também faz parte da banda.

Os três, no entanto, são apenas os personagens de um filme dentro de outro. Sem um elenco e uma história definida, o cineasta português Miguel Gomes foi ao interior com sua equipe e coletou depoimentos de moradores, descobrindo histórias e curiosidades locais, para enfim ir montando seu próprio roteiro. Aproveitando o mês de agosto, quando acontecem as maiores festividades do país, o diretor usou da cultura e tradições regionais para montar seu roteiro.

Misto de documentário e ficção, Aquele Querido Mês de Agosto foi premiado na maior parte dos festivais em que participou, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2008, onde recebeu o prêmio da crítica. O longa ainda foi exibido na Quinzena dos Realizadores em Cannes, e foi o candidato de Portugal para a indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O filme usa moradores locais para os papéis de sua parte ficcional.

Trailer do filme video

Notícias recomendadas

10 filmes com Philip Seymour Hoffman que você deveria assistir

Cinema

"Em Chamas", "O Quebra-Cabeça" e mais três filmes estreiam nesta quinta (15); Confira:

Cinema

Disney Pixar divulga teaser trailer de "Toy Story 4"; assista!

Cinema

21 filmes com heróis de Stan Lee que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

10 filmes que você precisa assistir na Netflix até o final do ano

Cinema

9 filmes imperdíveis com o ator Eddie Redmayne para assistir hoje mesmo

Cinema