Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Aquele Querido Mês de Agosto

Misto de documentário e ficção mostra cultura do interior de Portugal.

Aquele Querido Mês de Agosto

Diretor: Miguel Gomes

País de origem: POR

Ano de produção: 2008

Em uma pequena cidade do interior de Portugal, a jovem Tânia passa por um grande dilema. Cantora de uma pequena banda, ela se apaixona pelo também músico Hélder. O amor dos dois, no entanto é impossível. Além de eles serem primos, a jovem esconde um terrível segredo de seu passado: sua mãe foi abduzida quando ela era pequena, o que causou uma complicada relação entre a cantora e seu pai, que também faz parte da banda.

Os três, no entanto, são apenas os personagens de um filme dentro de outro. Sem um elenco e uma história definida, o cineasta português Miguel Gomes foi ao interior com sua equipe e coletou depoimentos de moradores, descobrindo histórias e curiosidades locais, para enfim ir montando seu próprio roteiro. Aproveitando o mês de agosto, quando acontecem as maiores festividades do país, o diretor usou da cultura e tradições regionais para montar seu roteiro.

Misto de documentário e ficção, Aquele Querido Mês de Agosto foi premiado na maior parte dos festivais em que participou, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2008, onde recebeu o prêmio da crítica. O longa ainda foi exibido na Quinzena dos Realizadores em Cannes, e foi o candidato de Portugal para a indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O filme usa moradores locais para os papéis de sua parte ficcional.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema