Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

As Aventuras de Molière

Jovem ator vê a vida mudar para melhor depois que é preso.

As Aventuras de Molière

Diretor: Laurent Tirard

País de origem: FRA

Ano de produção: 2007

No século XVII, o ator e escritor de teatro Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, amargava com as dívidas que acumulou depois de sua estada em Paris. Desprezando a farsa ou a comédia, ele e sua trupe, formada por sua namorada Madeleine e dois irmão dela, não conseguem muito público, já que suas tentativas de tragédia são risíveis. Assim, ele acaba sendo preso por não pagar o que deve.

Porém, seu carisma no palco faz com que ele seja tirado da prisão pelo rico Sr. Jourdain, que quer gastar o que for preciso para conquistar a bela Célimène. Para isso, ele tem um plano de aprender a atuar e apresentar à dama uma peça de sua autoria. O ator prefere aceitar a proposta a continuar atrás das grades e começa sua difícil missão de tornar o burguês mais apresentável. Tudo sem levantar as suspeitas de ninguém, principalmente da Sra. Jourdain.

Na casa de seu novo aluno, escondido sob a fantasia do religioso Sr. Tartufo, o autor conhecerá os mais diversos personagens. Ele observará os malabarismos da jovem Henriette para namorar um fidalgo sem a permissão do pai, notará a falta de escrúpulos do nobre Dorante, ao conseguir o que quer do ingênuo Jourdain, além de ser alvo de contraditórios sentimentos da esposa de seu anfitrião. As Aventuras de Molière durante este período se tornam essenciais para as ilustres obras que ele criaria nos anos seguintes e que ficaram famosas até hoje.

Inspirado na obra de Moliére, o filme tenta supor o que teria acontecido ao autor durante um período em que esteve desaparecido, aos 23 anos, do momento que foi solto da prisão por seu pai, até o dia que decide viajar com sua trupe por todo o país. Esta viagem foi decisiva em sua carreira, já que foi a forma que ele se tornou conhecido. Apesar disto, o diretor e co-roteirista Laurent Tiard afirma que este não é um filme que ele sempre quis fazer, mas que surgiu por acaso. Antes de começar a preparar o roteiro, ele havia lido apenas uma obra do autor.

Notícias recomendadas

"Sonic: O Filme", "O Preço da Verdade" e mais quatro filmes estreiam nos cinemas dia 13 de fevereiro; Confira!

Cinema

11 filmes que não venceram o Oscar 2020, mas que você deveria assistir o quanto antes

Cinema

Veja a lista dos filmes vencedores do Oscar 2020

Cinema

Oscar de Melhor Atriz: 11 atuações que você precisa assistir o quanto antes

Cinema

"Jojo Rabbit", "Harriet" e mais três filmes são as estreias desta semana; saiba mais!

Cinema

"Bad Boys Para Sempre", "Judy: Muito Além do Arco-Íris" e mais seis filmes estreiam nesta quinta (30); Confira!

Cinema