Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

As Chaves de Casa

Filme mostra a relação de uma pai, que se aproxima do filho deficiente pela primeira vez.

As Chaves de Casa

Diretor: Gianni Amelio

País de origem: ITA/FRA/ALE

Ano de produção: 2004

Paolo tem 15 anos e sofre de deficiências físicas e cerebrais provocadas pelo parto, que culminou com a morte da mãe. Criado pelos tios na Itália, ele precisa viajar anualmente até um hospital de Berlim, na Alemanha, para terapia de reabilitação. Seu médico acredita que um encontro com o pai, que nunca viu, pode melhorar o quadro clínico do rapaz.

Assim, Gianni aproxima-se do filho pela primeira vez e o acompanha durante a viagem a Berlim. O pai encontra um garoto especial, mas cheio de traumas e sonhos. A difícil relação é transformada quando eles conhecem Nicole, uma mulher que passou a vida a cuidar de sua filha deficiente. O relacionamento dessa família alterna em ricas descobertas, risos, lágrimas e revelações. Juntos, eles aprendem que As Chaves de Casa são as chaves do coração.

Aclamado por críticos, o jovem Andrea Rossi, de 16 anos, que interpreta Paolo possui as mesmas deficiências que o seu personagem. O filme se baseia no romance de Giuseppe Pontiggia, intitulado Nascer Duas Vezes (Nati Due Volti). A estréia no Festival de Veneza rendeu o Prêmio Pasinetti de Melhor Filme e de Melhor Ator para Kim Rossi Stuart. O longa também foi exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2005.

Notícias recomendadas

7 filmes do diretor David Lynch que você precisa assistir

Cinema

Os melhores filmes infantis de 2019... até agora

Cinema

10 filmes imperdíveis com alienígenas para quem gosta do gênero

Cinema

10 filmes europeus imperdíveis para assistir na Netflix

Cinema

"MIB: Homens de Preto - Internacional", "Dor e Glória" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta (13); Confira:

Cinema

Dia dos Namorados? 8 filmes para cultivar o amor próprio

Cinema