Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

As Chaves de Casa

Filme mostra a relação de uma pai, que se aproxima do filho deficiente pela primeira vez.

As Chaves de Casa

Diretor: Gianni Amelio

País de origem: ITA/FRA/ALE

Ano de produção: 2004

Paolo tem 15 anos e sofre de deficiências físicas e cerebrais provocadas pelo parto, que culminou com a morte da mãe. Criado pelos tios na Itália, ele precisa viajar anualmente até um hospital de Berlim, na Alemanha, para terapia de reabilitação. Seu médico acredita que um encontro com o pai, que nunca viu, pode melhorar o quadro clínico do rapaz.

Assim, Gianni aproxima-se do filho pela primeira vez e o acompanha durante a viagem a Berlim. O pai encontra um garoto especial, mas cheio de traumas e sonhos. A difícil relação é transformada quando eles conhecem Nicole, uma mulher que passou a vida a cuidar de sua filha deficiente. O relacionamento dessa família alterna em ricas descobertas, risos, lágrimas e revelações. Juntos, eles aprendem que As Chaves de Casa são as chaves do coração.

Aclamado por críticos, o jovem Andrea Rossi, de 16 anos, que interpreta Paolo possui as mesmas deficiências que o seu personagem. O filme se baseia no romance de Giuseppe Pontiggia, intitulado Nascer Duas Vezes (Nati Due Volti). A estréia no Festival de Veneza rendeu o Prêmio Pasinetti de Melhor Filme e de Melhor Ator para Kim Rossi Stuart. O longa também foi exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2005.

Notícias recomendadas

6 filmes imperdíveis com Emilia Clarke

Cinema

10 animações imperdíveis confirmadas para 2020

Cinema

"O Juízo", "Feliz Aniversário" e mais cinco filmes estreiam nesta quinta-feira(5); Confira!

Cinema

Motivos para assistir ao filme “Um Dia de Chuva em Nova York”, de Woody Allen

Cinema

Black Friday do Cinemark tem ingressos a R$ 5 e pipoca em dobro; saiba mais!

Cinema

10 filmes imperdíveis com o ator Timothée Chalamet

Cinema