Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Baaria - A Porta do Vento

História autobigráfica sobre três gerações de uma família.

Baaria - A Porta do Vento

Diretor: Giuseppe Tornatore

País de origem: ITA/FRA

Ano de produção: 2009

Escrito e dirigido pelo premiado Giuseppe Tornatore, Baaria - A Porta do Vento é um filme autobiográfico sobre grandes paixões e sonhos utópicos de uma comunidade inteira da província de Palermo, na Itália, entre os anos de 1930 e 1980, retratado pela história de três gerações de uma família siciliana.

Durante a Segunda Guerra Mundial e o autoritário regime fascista, Cicco (Gaetano Aronica), um humilde pastor, encontra tempo para exercer sua paixão por livros, poemas épicos e grandes romances, além de lutar para criar os filhos sob o regime de Mussolini.

Peppino Torrenuova (Francesco Scianna), um de seus filhos, se torna militante comunista depois de passar a infância testemunhando diversas injustiças, o que fez surgir nele a paixão pela política. Após a guerra, o destino une seu caminho ao da bela Mannina e, mesmo com a desaprovação de todos, eles se casam, ao mesmo tempo em que ingressa no Partido Comunista Italiano.

A terceira geração é representada pelo neto de Cicco, Pietro (Marco Iermanò), o jovem que cresce na efervescência dos anos 1960 e se apaixona pelo cinema.

O título Baaria é uma gíria siciliana para Bagheria, cidade onde o diretor nasceu. O filme foi indicado ao Leão de Ouro e ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema