Guia da Semana

Escrito e dirigido pelo premiado Giuseppe Tornatore, Baaria - A Porta do Vento é um filme autobiográfico sobre grandes paixões e sonhos utópicos de uma comunidade inteira da província de Palermo, na Itália, entre os anos de 1930 e 1980, retratado pela história de três gerações de uma família siciliana.

Durante a Segunda Guerra Mundial e o autoritário regime fascista, Cicco (Gaetano Aronica), um humilde pastor, encontra tempo para exercer sua paixão por livros, poemas épicos e grandes romances, além de lutar para criar os filhos sob o regime de Mussolini.

Peppino Torrenuova (Francesco Scianna), um de seus filhos, se torna militante comunista depois de passar a infância testemunhando diversas injustiças, o que fez surgir nele a paixão pela política. Após a guerra, o destino une seu caminho ao da bela Mannina e, mesmo com a desaprovação de todos, eles se casam, ao mesmo tempo em que ingressa no Partido Comunista Italiano.

A terceira geração é representada pelo neto de Cicco, Pietro (Marco Iermanò), o jovem que cresce na efervescência dos anos 1960 e se apaixona pelo cinema.

O título Baaria é uma gíria siciliana para Bagheria, cidade onde o diretor nasceu. O filme foi indicado ao Leão de Ouro e ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

Trailer do filme

Baaria - A Porta do Vento

Diretor: Giuseppe Tornatore

País de origem: ITA/FRA

Ano de produção: 2009