Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Baaria - A Porta do Vento

História autobigráfica sobre três gerações de uma família.

Baaria - A Porta do Vento

Diretor: Giuseppe Tornatore

País de origem: ITA/FRA

Ano de produção: 2009

Escrito e dirigido pelo premiado Giuseppe Tornatore, Baaria - A Porta do Vento é um filme autobiográfico sobre grandes paixões e sonhos utópicos de uma comunidade inteira da província de Palermo, na Itália, entre os anos de 1930 e 1980, retratado pela história de três gerações de uma família siciliana.

Durante a Segunda Guerra Mundial e o autoritário regime fascista, Cicco (Gaetano Aronica), um humilde pastor, encontra tempo para exercer sua paixão por livros, poemas épicos e grandes romances, além de lutar para criar os filhos sob o regime de Mussolini.

Peppino Torrenuova (Francesco Scianna), um de seus filhos, se torna militante comunista depois de passar a infância testemunhando diversas injustiças, o que fez surgir nele a paixão pela política. Após a guerra, o destino une seu caminho ao da bela Mannina e, mesmo com a desaprovação de todos, eles se casam, ao mesmo tempo em que ingressa no Partido Comunista Italiano.

A terceira geração é representada pelo neto de Cicco, Pietro (Marco Iermanò), o jovem que cresce na efervescência dos anos 1960 e se apaixona pelo cinema.

O título Baaria é uma gíria siciliana para Bagheria, cidade onde o diretor nasceu. O filme foi indicado ao Leão de Ouro e ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

14 filmes teens recém-lançados na Netflix que você deveria dar uma chance

Cinema

13 filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em fevereiro de 2020

Cinema

10 filmes imperdíveis em cartaz no feriado de 25 de janeiro de 2020

Cinema

"1917", "Um Lindo dia na Vizinhança" e mais três filmes estreiam nesta semana; Confira!

Cinema

Veja a lista de indicados ao Oscar 2020

Cinema

Motivos para assistir ao filme “O Relatório”, na Amazon Prime Video

Cinema