Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Batismo de Sangue

Inspirado na obra de Frei Betto, longa mostra a batalha de religiosos contra os militares nas décadas de 60 e 70.

Batismo de Sangue

Diretor: Helvécio Ratton

Elenco: Daniel de Oliveira, Ângelo Antônio, Daniel, Caio Blat

País de origem: BRA

Ano de produção: 2006

Classificação: 14 anos

Durante a Ditadura Militar no Brasil, muitos jovens foram presos e torturados. O que poucos sabem é que alguns eram Frades Dominicanos. Os Freis Tito, Betto, Osvaldo, Ivo e Fernando tinham vontade de ajudar o povo nas questões sociais e o apoio que faltava do governo era encontrado no líder de esquerda Carlos Maringhela. A relação entre o comunista e os religiosos se tornou estreita a ponto de isto colocar em risco a vida deles. Por imaginar que estes poderiam ser mais fracos, foram presos por militares para que entregassem o líder da Aliança Libertadora Nacional.

Frei Tito era o mais sensível, e toda esta luta contra os militares mexia muito com o religioso. Acostumado a passar os dias entre orações e canções, com seu quase inseparável violão, Tito sofreu quando foi preso, ainda mais quando teve o seu Batismo de Sangue, por três dias consecutivos pelo temível Delegado Fleury, o Papa. Mesmo ao ser libertado, as imagens do terror não abandonavam o jovem, por mais que ele tentasse. Baseado no livro de Frei Betto, o filme conta a história desses cinco Frades que tiveram suas vidas brutalmente transformadas.

Batismo de Sangue é dirigido por Helvécio Ratton, de Uma Onda no Ar. O diretor é primo de um dos personagens do livro, o Frei Ratton, que inspirou o Frei Baixim, personagem de Henfil de Os Fradinhos. Para tornar mais reais as cenas de tortura do filme, foi contratado um preparador de dublês de Hollywood, que ensinou as formas mais realistas de se bater e apanhar no cinema sem que os atores se ferissem.

Fotos: Estevam Avellar

Trailer do filme

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema