Guia da Semana

Durante seu mandato na presidência da república, entre os anos de 1955 e 1960, Juscelino Kubitscheck (José de Abreu) criou seu Plano de Metas, que pretendia desenvolver o Brasil cinqüenta anos em cinco. Para isso, no entanto, ele teve que bater de frente com muitos poderosos, inclusive o deputado Carlos Lacerda (Marcos Palmeira), considerado responsável pelo suicídio de Getúlio Vargas. Além disso, Kubitscheck também rompeu com o Fundo Monetário Internacional, o FMI.

Por sua ousadia, o presidente bossa nova é adorado pelo povo brasileiro e odiado por muitos, que o consideram um precursor do comunismo no Brasil. Assim, muitos militares tentam armar planos para derrubar o governante e instaurar um novo regime de poder. Alguns dias após uma manifestação destes militares, o ministro da guerra, General Lott, tenta alertar o presidente de que ele pode estar correndo riscos, mas não obtém sucesso.

Assim, em uma Bela Noite Para Voar, JK precisa cumprir uma série de compromissos em diversas regiões do Brasil, para isso sai com um de seus aviões oficiais voando entre Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Brasília e Minas Gerais. O grande desejo do estadista é chegar logo ao destino final, Belo Horizonte, onde sua amante Princesa (Mariana Ximenes) o aguarda. Porém, um grupo de rebeldes da aeronáutica fez o possível para que o avião não consiga pousar inteiro.

Baseado no livro Bela Noite Para Voar, de Pedro Rogério Moreira, o filme mistura episódios reais com fatos fictícios e tem direção e roteiro de Zelito Viana. Colaboraram no roteiro, também, seu irmão, Chico Anysio e Augusto Boal. O diretor é o mesmo de Villa-Lobos, Uma Vida de Paixão, de 2000, e Morte e Vida Severina, de 1976, além de ter produzido filmes e programas de televisão, como Chico Anysio Show e Chico Total.

Bela Noite Para Voar

Diretor: Zelito Viana

Elenco: Julia Lemmertz, Mariana Ximenes, Marcos Palmeira

País de origem: BRA

Ano de produção: 2009