Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Bem-Vindo

Nadador ajuda jovem refugiado a atravessar o Canal da Mancha para tentar voltar com sua esposa.

Bem-Vindo

Diretor: Philippe Lioret

País de origem: FRA

Ano de produção: 2009

Tudo o que o jovem refugiado curdo Bilal quer é fugir da guerra no Iraque e reencontrar sua namorada. Porém, não será uma tarefa fácil, já que agora ela vive na Inglaterra, onde ele sequer pode entrar. Assim, ele decide tentar de qualquer forma chegar ao país, mas a única coisa que consegue é ser um imigrante ilegal em Calais, na França. Lá, além de fugir da rigorosa polícia, ele tem que descobrir uma forma de cruzar a fronteira.

Para isso, o rapaz decide que irá cruzar a nado o Canal da Mancha, apesar de ele não saber nadar. Desta forma, ele entra em contato com Simon, professor de natação de uma piscina pública da cidade. Com problemas no casamento com uma voluntária que ajuda os imigrantes, o francês enxerga em Bilal a chance perfeita para reconquistar sua amada. Porém, como na França é crime qualquer ajuda a um imigrante ilegal, Simon terá que se arriscar para conseguir que seu novo amigo esteja pronto para atravessar o canal.

Tratando de questões bastante polêmicas na Europa, o filme Bem-Vindo promoveu uma grande discussão ao ser lançado. Eric Besson, Ministro de Imigração da França na época julgou que as ideias apresentadas no filme pelo cineasta Philippe Lioret são inaceitáveis, ao que o diretor rebateu publicamente dizendo que inaceitável é não respeitar os valores humanos. Inspirados no filme, o Partido Socialista francês redigiu um projeto de lei que propõe o fim da criminalização a quem ajuda um imigrante ilegal. Este projeto foi intitulado Bem-Vindo.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

15 filmes com Alec Baldwin que você precisa assistir

Cinema

13 filmes imperdíveis em cartaz nos cinemas durante o feriado de 15 de novembro de 2019

Cinema

"Ford vs Ferrari", "O Irlandês" e mais cinco filmes que estreiam nesta quinta-feira (14); Confira!

Cinema

11 filmes imperdíveis que estreiam em 2020

Cinema

10 filmes com a atriz Glória Pires para você ver o quanto antes

Cinema

10 filmes de Natal que você precisa assistir pelo menos uma vez na vida

Cinema