Guia da Semana

Tudo o que o jovem refugiado curdo Bilal quer é fugir da guerra no Iraque e reencontrar sua namorada. Porém, não será uma tarefa fácil, já que agora ela vive na Inglaterra, onde ele sequer pode entrar. Assim, ele decide tentar de qualquer forma chegar ao país, mas a única coisa que consegue é ser um imigrante ilegal em Calais, na França. Lá, além de fugir da rigorosa polícia, ele tem que descobrir uma forma de cruzar a fronteira.

Para isso, o rapaz decide que irá cruzar a nado o Canal da Mancha, apesar de ele não saber nadar. Desta forma, ele entra em contato com Simon, professor de natação de uma piscina pública da cidade. Com problemas no casamento com uma voluntária que ajuda os imigrantes, o francês enxerga em Bilal a chance perfeita para reconquistar sua amada. Porém, como na França é crime qualquer ajuda a um imigrante ilegal, Simon terá que se arriscar para conseguir que seu novo amigo esteja pronto para atravessar o canal.

Tratando de questões bastante polêmicas na Europa, o filme Bem-Vindo promoveu uma grande discussão ao ser lançado. Eric Besson, Ministro de Imigração da França na época julgou que as ideias apresentadas no filme pelo cineasta Philippe Lioret são inaceitáveis, ao que o diretor rebateu publicamente dizendo que inaceitável é não respeitar os valores humanos. Inspirados no filme, o Partido Socialista francês redigiu um projeto de lei que propõe o fim da criminalização a quem ajuda um imigrante ilegal. Este projeto foi intitulado Bem-Vindo.

Trailer do filme

Bem-Vindo

Diretor: Philippe Lioret

País de origem: FRA

Ano de produção: 2009