Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Bem-Vindo a São Paulo

Diretores de todo o mundo mostram como eles vêem a maior metrópole brasileira.

Bem-Vindo a São Paulo

Diretor: Leon Cakoff,Renata Almeida,Wolfgang Becker,Amos Gitai

País de origem: BRA

Ano de produção: 2004

Classificação: 12 anos

São Paulo é vista por cineastas de todo o mundo que, em 17 pequenos filmes, contam um pouco de como enxergam a terceira maior cidade do mundo e a maior do hemisfério sul. O paulistano Leon Cakoff, organizador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, aproveitou o evento para chamar alguns grandes diretores para que participassem do filme Bem-Vindo a São Paulo. Com narração do baiano Caetano Veloso, autor da segunda música que melhor representa a cidade, vários documentários expõem pedaços de sua multiplicidade.

Começando pelo Marco Zero, em que as religiões se encontram de uma forma estranha, mas amigável, o projeto parte para pequenos momentos da vida paulistana que tentam representar o que é esta metrópole. Dentre os documentários, uma entrevista que a atriz japonesa Mariko Okada faz com uma garçonete da Liberdade, um ensaio de uma escola de samba de um tradicional bairro central, uma viagem pelo Elevado Costa e Silva, e homenagens que Maria de Medeiros faz à música Sampa e Leon Cakoff faz ao amigo cineasta Abbas Kiarostami.

Bem-Vindo a São Paulo é uma produção da Mostra Internacional, que quis mostrar a cidade vista pelos olhos dos cineastas estrangeiros que a visitam para participar do evento. Dentre os diretores estão o finlandês Mika Kaurismäki, o japonês Kiju Yoshida, o taiwanês Tsai Ming-Liang, o israelense Amos Gitai e o alemão Wolfgang Becker, de Adeus Lênin. Participam também a brasileira Daniela Thomas, além do próprio Leon Cakoff e de Renata Almeida, produtores do filme e da Mostra.

Trailer do filme

Notícias recomendadas

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema