Guia da Semana

Michele Apicella (Nanni Moretti) acabou de ser contratado para dar aulas de matemática na escola Marilyn Monroe. A escola, a começar pelo nome, não é assim normal: o diretor se refere ao corpo docente como "tribo", há jukeboxes nas salas de aula e o psicólogo está lá para os professores, não para os alunos - que se sentem no direito de contestar abertamente os mestres. Em casa, Michele também não se comporta como os outros: ele é um solitário cheio de manias que observa os vizinhos e mantém verdadeiras fichas policiais sobre as pessoas que conhece. Mas não tem amigos de verdade, ainda mais uma namorada.

O professor não se adapta muito bem ao esquema "alternativo" da escola, até que uma nova colega mexe com ele: é Bianca (Laura Morante), que chega para ensinar francês e também acha que não precisa de psicólogo. Mas Michele não consegue desenvolver um relacionamento: apesar de gostar de ver casais felizes, ele não consegue aplicar esse desejo a si próprio. Enquanto isso, a polícia está de olho nele, pois dois assassinatos recentes têm apenas uma coisa em comum: as vítimas eram conhecidas de Michele.

Uma mistura de comédia, drama e policial, Bianca é o quinto longa de Nanni Moretti (de O Quarto do Filho), lançado em 1983. Alguns dos momentos mais interessantes do filme são os que mostram o desastre dessas alternativas educacionais que se recusam a "formar" o aluno para apenas "informá-lo", como diz o diretor da escola. Os amantes de doce vão sonhar por dias com uma certa cena envolvendo uma jarra gigante de Nutella (ou algum outro creme de chocolate) - que era de verdade! Depois da gravação da cena, elenco e equipe prontamente acabaram com aquela delícia.

Bianca

Diretor: Nanni Moretti

País de origem: ITA

Ano de produção: 1983

Classificação: 16 anos